REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87071 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 568 "titulo" => "REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Organização Mundial de Saúde definiu saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença ou incapacidade”, esse tipo definição causou muita polêmica. Desde então, muitas discussões foram geradas no campo da saúde, mas há um consenso de que o conceito perpassa por dimensões filosófica, científica, política e tecnológica. Em 1999, o âmbito da espiritualidade foi acrescido ao conceito de saúde e essa amplitude propicia um olhar sobre a saúde do indivíduo de forma integrada. Para que a autonomia do indivíduo seja contemplada é necessário que a educação em saúde contemple a educação popular em saúde, que valoriza tanto os saberes e conhecimentos prévios da população como os conhecimentos científicos. A adolescência é uma fase que carece de estudos no campo da saúde. Portanto o contexto escolar é um ambiente ideal para o desenvolvimento do conhecimento e integração com a comunidade. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão integrativa com o intuito de analisar como a temática sobre o conceito de saúde integral é concebida pelos discentes dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Esta pesquisa tem um caráter exploratório e descritivo baseado em uma abordagem qualitativa. Os resultados encontrados nos levam a inferir que a compreensão de saúde para a maioria dos adolescentes ainda está ligada a ausência de doenças. E se faz necessário o vínculo de um profissional da saúde na escola para que possa auxiliar e orientar os adolescentes a desenvolverem autonomia frente às necessidades de saúde. Contudo, deve haver um processo de educação contínua e permanente para resultar na formação integral dos adolescentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID568_TB66_21082022123122.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANO DE CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "DELANO" "autor_email" => "delanocarvalho30@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87071 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 568 "titulo" => "REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O CONCEITO DE SAÚDE INTEGRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Organização Mundial de Saúde definiu saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença ou incapacidade”, esse tipo definição causou muita polêmica. Desde então, muitas discussões foram geradas no campo da saúde, mas há um consenso de que o conceito perpassa por dimensões filosófica, científica, política e tecnológica. Em 1999, o âmbito da espiritualidade foi acrescido ao conceito de saúde e essa amplitude propicia um olhar sobre a saúde do indivíduo de forma integrada. Para que a autonomia do indivíduo seja contemplada é necessário que a educação em saúde contemple a educação popular em saúde, que valoriza tanto os saberes e conhecimentos prévios da população como os conhecimentos científicos. A adolescência é uma fase que carece de estudos no campo da saúde. Portanto o contexto escolar é um ambiente ideal para o desenvolvimento do conhecimento e integração com a comunidade. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão integrativa com o intuito de analisar como a temática sobre o conceito de saúde integral é concebida pelos discentes dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Esta pesquisa tem um caráter exploratório e descritivo baseado em uma abordagem qualitativa. Os resultados encontrados nos levam a inferir que a compreensão de saúde para a maioria dos adolescentes ainda está ligada a ausência de doenças. E se faz necessário o vínculo de um profissional da saúde na escola para que possa auxiliar e orientar os adolescentes a desenvolverem autonomia frente às necessidades de saúde. Contudo, deve haver um processo de educação contínua e permanente para resultar na formação integral dos adolescentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID568_TB66_21082022123122.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELANO DE CARVALHO COSTA" "autor_nome_curto" => "DELANO" "autor_email" => "delanocarvalho30@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }