O Pensamento Crítico (PC) é importante para a convivência em sociedade. Tendo isso em vista, é necessário desenvolve-lo no Ensino de Ciências (EC) focado naquilo em que se deve acreditar ou fazer, além do desenvolvimento do pensamento racional/reflexivo. Assim, temos por objetivo analisar os autores mais referenciados e sua influência sobre o conceito de PC e de Questões Sociocientíficas (QSC) no EC em trabalhos publicados em periódicos brasileiros direcionado em um foco temático principal: características centrais a partir das principais referências que os influenciam. A pesquisa foi realizada através da análise de 18 trabalhos brasileiros buscados no Google Acadêmico e na plataforma de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os quais foram divididos em PC e QSC, sendo 13 artigos, uma tese e quatro dissertações. A análise dos trabalhos se deu com base na análise temática de conteúdo, desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. Concluímos que os trabalhos brasileiros sofrem uma grande influência de Ennis (1985) mais voltado ao PC abordado como um pensar racional e reflexivo voltado ao agir crítico e Freire (1992) mais ligado à teoria crítica de educação, ambos compondo cada uma das duas concepções predominantes nos trabalhos. Além disso, foi possível perceber que PC e QSC têm uma forte relação de origem e compartilham referências comuns CTS, que no caso brasileiro é fortemente evidenciado pela referência a Santos (2011) e que QSC tem também a influência do pensamento mais ambientais de Ratcliffe e Grace (2003). Também, percebermos a influência de autores latino-americamos, sendo além do Brasil a Colômbia-CO.