Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86761
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 531
    "inscrito_id" => 1215
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE"
    "resumo" => "É bastante comum nos espaços acadêmicos encontrar professores e pesquisadores, que sem dúvida são detentores de grande conhecimento, mas que não possuem uma boa metodologia de ensino em sala de aula para transmitir tal conhecimento com maestria. Esse dilema ainda é muito recorrente em cursos superiores da área de saúde, onde muitos alunos ainda questionam a efetividade de seu método de ensino. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um aluno de mestrado acadêmico, acerca de conteúdos discutidos em sala durante a disciplina Metodologia do Ensino Superior, expondo algumas questões acerca da importância deste componente curricular na formação de futuros docentes. Desde a infância, o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio de um professor em uma posição de superioridade, detentor de todo conhecimento, transmitindo-o de forma vertical. O papel do aluno é somente absorver tal conhecimento oferecido, sem questionar, refletir e entender a utilidade destes ensinamentos para sua vida. Nas universidades, já é possível observar que alguns professores fazem uso de aulas práticas e metodologias ativas. Entretanto, ainda é visto predominantemente um modelo de ensino baseado num sistema bancário, onde o professor deposita no aluno o conteúdo proposto pela disciplina. O processo de ensino-aprendizagem depende diretamente dos professores e de sua formação, e há uma série de fatores que podem influenciar em sua atuação em sala de aula e no modo como o conhecimento é transmitido. Nesse sentido, a disciplina de Metodologia de Ensino Superior se torna fundamental, principalmente para os futuros professores de cursos da área da saúde, fazendo com que compreendam as teorias pedagógicas e a importância do uso de metodologias ativas para lhe ajudar em sua prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1215_TB531_20062022223919.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELQUISEDEK MONTEIRO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MELQUISEDEK"
    "autor_email" => "melquisedek_monteiro@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86761
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 531
    "inscrito_id" => 1215
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE"
    "resumo" => "É bastante comum nos espaços acadêmicos encontrar professores e pesquisadores, que sem dúvida são detentores de grande conhecimento, mas que não possuem uma boa metodologia de ensino em sala de aula para transmitir tal conhecimento com maestria. Esse dilema ainda é muito recorrente em cursos superiores da área de saúde, onde muitos alunos ainda questionam a efetividade de seu método de ensino. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um aluno de mestrado acadêmico, acerca de conteúdos discutidos em sala durante a disciplina Metodologia do Ensino Superior, expondo algumas questões acerca da importância deste componente curricular na formação de futuros docentes. Desde a infância, o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio de um professor em uma posição de superioridade, detentor de todo conhecimento, transmitindo-o de forma vertical. O papel do aluno é somente absorver tal conhecimento oferecido, sem questionar, refletir e entender a utilidade destes ensinamentos para sua vida. Nas universidades, já é possível observar que alguns professores fazem uso de aulas práticas e metodologias ativas. Entretanto, ainda é visto predominantemente um modelo de ensino baseado num sistema bancário, onde o professor deposita no aluno o conteúdo proposto pela disciplina. O processo de ensino-aprendizagem depende diretamente dos professores e de sua formação, e há uma série de fatores que podem influenciar em sua atuação em sala de aula e no modo como o conhecimento é transmitido. Nesse sentido, a disciplina de Metodologia de Ensino Superior se torna fundamental, principalmente para os futuros professores de cursos da área da saúde, fazendo com que compreendam as teorias pedagógicas e a importância do uso de metodologias ativas para lhe ajudar em sua prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1215_TB531_20062022223919.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELQUISEDEK MONTEIRO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MELQUISEDEK"
    "autor_email" => "melquisedek_monteiro@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

É bastante comum nos espaços acadêmicos encontrar professores e pesquisadores, que sem dúvida são detentores de grande conhecimento, mas que não possuem uma boa metodologia de ensino em sala de aula para transmitir tal conhecimento com maestria. Esse dilema ainda é muito recorrente em cursos superiores da área de saúde, onde muitos alunos ainda questionam a efetividade de seu método de ensino. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um aluno de mestrado acadêmico, acerca de conteúdos discutidos em sala durante a disciplina Metodologia do Ensino Superior, expondo algumas questões acerca da importância deste componente curricular na formação de futuros docentes. Desde a infância, o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio de um professor em uma posição de superioridade, detentor de todo conhecimento, transmitindo-o de forma vertical. O papel do aluno é somente absorver tal conhecimento oferecido, sem questionar, refletir e entender a utilidade destes ensinamentos para sua vida. Nas universidades, já é possível observar que alguns professores fazem uso de aulas práticas e metodologias ativas. Entretanto, ainda é visto predominantemente um modelo de ensino baseado num sistema bancário, onde o professor deposita no aluno o conteúdo proposto pela disciplina. O processo de ensino-aprendizagem depende diretamente dos professores e de sua formação, e há uma série de fatores que podem influenciar em sua atuação em sala de aula e no modo como o conhecimento é transmitido. Nesse sentido, a disciplina de Metodologia de Ensino Superior se torna fundamental, principalmente para os futuros professores de cursos da área da saúde, fazendo com que compreendam as teorias pedagógicas e a importância do uso de metodologias ativas para lhe ajudar em sua prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.