Esse trabalho visa relatar um estudo exercido no contexto das políticas públicas diante do processo inclusivo em âmbito educacional de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O autismo leva a um funcionamento diferenciado do sujeito no tocante à reciprocidade social e comunicação, portanto, para que o educando possa participar das interações sociais são necessárias mediações específicas articuladas com as características singulares da criança, valorizando a inter-regulação da participação do sujeito nas trocas sociais. O objetivo principal desta pesquisa é a compreensão de como é a relação do uso das políticas públicas pelos genitores das pessoas diagnosticadas com autismo, e se estão sendo validadas diante das necessidades individuais das pessoas com TEA em Campina Grande. Utilizou-se de um questionário viabilizado na internet a partir do Google Forms e posteriormente foram realizadas entrevistas pelo Google Meet com 10 pais de crianças autistas. Os resultados foram categoricamente expressivos, no que se refere ao processo de políticas públicas no contexto atual, nota-se a necessidade de expansão e aprimoramento das mesmas, para que possam efetivamente acolher o seu público enaltecendo a equidade em que se envolve. De modo geral, foram observadas as necessidades de aprimoramento de tais políticas, viabilizando o seu uso, bem como o aprimoramento para os atendimentos das necessidades dos indivíduos em questão.