Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA: ENVOLVIMENTO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86791
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 644
    "inscrito_id" => 818
    "titulo" => "AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA: ENVOLVIMENTO DOCENTE"
    "resumo" => "A inserção da dimensão ambiental no Ensino Superior favorece mudanças metodológicas para ambientalizar o espaço educativo, possibilitando engajamento interdisciplinar entre pesquisa, ensino e extensão, e assim, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com o meio no qual estão inseridos. O estudo objetivou analisar o envolvimento dos docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de duas universidades públicas da Paraíba com ações ou atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com questões ambientais e/ou Educação Ambiental. A análise foi realizada através da pesquisa no Currículo Lattes dos docentes acerca das seguintes variáveis: atividades de ensino (disciplinas somente optativas, organização de eventos na área, participação em Programas de Pós-Graduação, com produção afim à educação socioambiental), projetos de pesquisa e extensão relacionados com questões ambientais. Foram analisados os Currículos Lattes de 20 docentes de cada universidade, total de 40 docentes, e assim, constatou-se que 52,5% (n=21) possuíam algum tipo de envolvimento (ensino, pesquisa, publicações (artigos) e/ou extensão) que se relacionavam diretamente com a temática. Apesar de cerca de metade estarem atuando em algum nível, nessa área, somente 2,5% (n = 1) reportou atuar em ensino. A análise de produtividade revelou que, dentre os 21 professores que apresentaram algum envolvimento com a temática, 47,62% (n=10) publicou artigos científicos com enfoque ambiental. Os docentes (42,86%, n=9) possuem projetos de extensão que abarcam a temática ambiental, envolvendo, no total, sessenta e seis estudantes. É coerente propor que seria mais significativo, para a ambientalização curricular e para a formação discente, o maior envolvimento dos docentes com a dimensão ambiental, agregando à relação ensino-aprendizagem, tanto em sala quanto no ambiente da comunidade acadêmica, a socialização de sua expertise e conhecimentos da área, contribuindo assim, para um ambiente mais imersivo do saber ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID818_TB644_22082022172334.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA FERNANDA BEATRIZ AMORIM CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Amorim"
    "autor_email" => "annaf4085@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86791
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 644
    "inscrito_id" => 818
    "titulo" => "AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA: ENVOLVIMENTO DOCENTE"
    "resumo" => "A inserção da dimensão ambiental no Ensino Superior favorece mudanças metodológicas para ambientalizar o espaço educativo, possibilitando engajamento interdisciplinar entre pesquisa, ensino e extensão, e assim, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com o meio no qual estão inseridos. O estudo objetivou analisar o envolvimento dos docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de duas universidades públicas da Paraíba com ações ou atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com questões ambientais e/ou Educação Ambiental. A análise foi realizada através da pesquisa no Currículo Lattes dos docentes acerca das seguintes variáveis: atividades de ensino (disciplinas somente optativas, organização de eventos na área, participação em Programas de Pós-Graduação, com produção afim à educação socioambiental), projetos de pesquisa e extensão relacionados com questões ambientais. Foram analisados os Currículos Lattes de 20 docentes de cada universidade, total de 40 docentes, e assim, constatou-se que 52,5% (n=21) possuíam algum tipo de envolvimento (ensino, pesquisa, publicações (artigos) e/ou extensão) que se relacionavam diretamente com a temática. Apesar de cerca de metade estarem atuando em algum nível, nessa área, somente 2,5% (n = 1) reportou atuar em ensino. A análise de produtividade revelou que, dentre os 21 professores que apresentaram algum envolvimento com a temática, 47,62% (n=10) publicou artigos científicos com enfoque ambiental. Os docentes (42,86%, n=9) possuem projetos de extensão que abarcam a temática ambiental, envolvendo, no total, sessenta e seis estudantes. É coerente propor que seria mais significativo, para a ambientalização curricular e para a formação discente, o maior envolvimento dos docentes com a dimensão ambiental, agregando à relação ensino-aprendizagem, tanto em sala quanto no ambiente da comunidade acadêmica, a socialização de sua expertise e conhecimentos da área, contribuindo assim, para um ambiente mais imersivo do saber ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID818_TB644_22082022172334.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA FERNANDA BEATRIZ AMORIM CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Amorim"
    "autor_email" => "annaf4085@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A inserção da dimensão ambiental no Ensino Superior favorece mudanças metodológicas para ambientalizar o espaço educativo, possibilitando engajamento interdisciplinar entre pesquisa, ensino e extensão, e assim, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com o meio no qual estão inseridos. O estudo objetivou analisar o envolvimento dos docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de duas universidades públicas da Paraíba com ações ou atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas com questões ambientais e/ou Educação Ambiental. A análise foi realizada através da pesquisa no Currículo Lattes dos docentes acerca das seguintes variáveis: atividades de ensino (disciplinas somente optativas, organização de eventos na área, participação em Programas de Pós-Graduação, com produção afim à educação socioambiental), projetos de pesquisa e extensão relacionados com questões ambientais. Foram analisados os Currículos Lattes de 20 docentes de cada universidade, total de 40 docentes, e assim, constatou-se que 52,5% (n=21) possuíam algum tipo de envolvimento (ensino, pesquisa, publicações (artigos) e/ou extensão) que se relacionavam diretamente com a temática. Apesar de cerca de metade estarem atuando em algum nível, nessa área, somente 2,5% (n = 1) reportou atuar em ensino. A análise de produtividade revelou que, dentre os 21 professores que apresentaram algum envolvimento com a temática, 47,62% (n=10) publicou artigos científicos com enfoque ambiental. Os docentes (42,86%, n=9) possuem projetos de extensão que abarcam a temática ambiental, envolvendo, no total, sessenta e seis estudantes. É coerente propor que seria mais significativo, para a ambientalização curricular e para a formação discente, o maior envolvimento dos docentes com a dimensão ambiental, agregando à relação ensino-aprendizagem, tanto em sala quanto no ambiente da comunidade acadêmica, a socialização de sua expertise e conhecimentos da área, contribuindo assim, para um ambiente mais imersivo do saber ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.