Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87048
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 487
    "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS"
    "resumo" => "É fundamental que os educadores proporcionem momentos de discussões sobre problemas relacionados à temática ambiental em suas aulas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma abordagem didático-pedagógica com a finalidade de promover a sensibilização em relação a conservação dos recursos hídricos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, município de Araguatins. O trabalho foi realizado em três momentos de forma síncrona pelo Google Meet na disciplina de Biologia, no primeiro foi apresentado o documentário: “Nascentes também morrem”, logo após foi discutida a situação hídrica no Brasil e no município, foram apresentadas informações sobre a degradação dos recursos hídricos e as atividades antrópicas que intensificam a degradação, com enfoque no rio que abastece a cidade. No último momento foi aplicado um questionário pelo Google Forms sobre a percepção dos alunos sobre a temática discutida na aula. Durante a execução da atividade os alunos participaram ativamente, fazendo questionamentos sobre a temática, mostraram-se preocupados com a situação discutida. Durante toda a aula foi possível desenvolver conceitos e temáticas ambientais por meio de uma educação contextualizada, baseada em relacionar temáticas como o cotidiano dos estudantes. É notável a importância das ações educativas promovidas durante a aula como meio de disseminação do conhecimento e sensibilização ambiental no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID487_TB58_15082022092503.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BARROS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Juliana Barros"
    "autor_email" => "jubc_bio@ifto.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87048
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 487
    "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA A SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS"
    "resumo" => "É fundamental que os educadores proporcionem momentos de discussões sobre problemas relacionados à temática ambiental em suas aulas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma abordagem didático-pedagógica com a finalidade de promover a sensibilização em relação a conservação dos recursos hídricos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, município de Araguatins. O trabalho foi realizado em três momentos de forma síncrona pelo Google Meet na disciplina de Biologia, no primeiro foi apresentado o documentário: “Nascentes também morrem”, logo após foi discutida a situação hídrica no Brasil e no município, foram apresentadas informações sobre a degradação dos recursos hídricos e as atividades antrópicas que intensificam a degradação, com enfoque no rio que abastece a cidade. No último momento foi aplicado um questionário pelo Google Forms sobre a percepção dos alunos sobre a temática discutida na aula. Durante a execução da atividade os alunos participaram ativamente, fazendo questionamentos sobre a temática, mostraram-se preocupados com a situação discutida. Durante toda a aula foi possível desenvolver conceitos e temáticas ambientais por meio de uma educação contextualizada, baseada em relacionar temáticas como o cotidiano dos estudantes. É notável a importância das ações educativas promovidas durante a aula como meio de disseminação do conhecimento e sensibilização ambiental no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID487_TB58_15082022092503.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BARROS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Juliana Barros"
    "autor_email" => "jubc_bio@ifto.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

É fundamental que os educadores proporcionem momentos de discussões sobre problemas relacionados à temática ambiental em suas aulas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma abordagem didático-pedagógica com a finalidade de promover a sensibilização em relação a conservação dos recursos hídricos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, município de Araguatins. O trabalho foi realizado em três momentos de forma síncrona pelo Google Meet na disciplina de Biologia, no primeiro foi apresentado o documentário: “Nascentes também morrem”, logo após foi discutida a situação hídrica no Brasil e no município, foram apresentadas informações sobre a degradação dos recursos hídricos e as atividades antrópicas que intensificam a degradação, com enfoque no rio que abastece a cidade. No último momento foi aplicado um questionário pelo Google Forms sobre a percepção dos alunos sobre a temática discutida na aula. Durante a execução da atividade os alunos participaram ativamente, fazendo questionamentos sobre a temática, mostraram-se preocupados com a situação discutida. Durante toda a aula foi possível desenvolver conceitos e temáticas ambientais por meio de uma educação contextualizada, baseada em relacionar temáticas como o cotidiano dos estudantes. É notável a importância das ações educativas promovidas durante a aula como meio de disseminação do conhecimento e sensibilização ambiental no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.