É fundamental que os educadores proporcionem momentos de discussões sobre problemas relacionados à temática ambiental em suas aulas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma abordagem didático-pedagógica com a finalidade de promover a sensibilização em relação a conservação dos recursos hídricos, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, município de Araguatins. O trabalho foi realizado em três momentos de forma síncrona pelo Google Meet na disciplina de Biologia, no primeiro foi apresentado o documentário: “Nascentes também morrem”, logo após foi discutida a situação hídrica no Brasil e no município, foram apresentadas informações sobre a degradação dos recursos hídricos e as atividades antrópicas que intensificam a degradação, com enfoque no rio que abastece a cidade. No último momento foi aplicado um questionário pelo Google Forms sobre a percepção dos alunos sobre a temática discutida na aula. Durante a execução da atividade os alunos participaram ativamente, fazendo questionamentos sobre a temática, mostraram-se preocupados com a situação discutida. Durante toda a aula foi possível desenvolver conceitos e temáticas ambientais por meio de uma educação contextualizada, baseada em relacionar temáticas como o cotidiano dos estudantes. É notável a importância das ações educativas promovidas durante a aula como meio de disseminação do conhecimento e sensibilização ambiental no contexto escolar.