O Programa Residência Pedagógica (PRP) oportuniza o aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes de licenciatura por meio da imersão dos mesmos na escola de educação básica. As atividades desenvolvidas durante o edital 2020 foram realizadas no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa condição de excepcionalidade exigiu mudanças no processo de ensino para obtenção de melhores resultados de aprendizagem. Nessa condição, os residentes do PRP precisaram se reinventar na busca de alternativas eficientes para a abordagem dos conteúdos durante as suas ações nas escolas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi relatar uma ação desenvolvida no PRP com a aplicação da metodologia “Rotação por Estações de Aprendizagem” na abordagem dos conteúdos biológicos com estudantes do Ensino Médio. Este trabalho caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e pelo caráter descritivo, representando uma das ações de intervenção do projeto “Avaliação Diagnóstica de Biologia - ADBio” desenvolvido em uma escola de Ensino Médio de Crateús-CE. O projeto contou com a colaboração de residentes do subprojeto do PRP de Biologia da Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (PRP/Biologia/FAEC/UECE) e a metodologia envolveu os seguintes recursos: animações; vídeos; mapa mental; flashcards e Quiz. Percebeu-se que a incorporação dessa metodologia foi essencial durante o ERE vivenciado pelos residentes por ter possibilitado uma abordagem mais atrativa e dinâmica dos conteúdos de Biologia, já que os alunos se sentiram mais à vontade e motivados a participar, ajudando na superação de um dos maiores desafios do ERE, que foi a falta de interatividade nos ambientes virtuais. Diante dessa experiência, conclui-se que o desenvolvimento de estratégias metodológicas interativas foram fundamentais em tempos de crise e que as dificuldades enfrentadas durante o ERE tornou os licenciandos mais capacitados e preparados para enfrentar os futuros desafios da profissão docente.