INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO PELA TRÍADE DE INTERAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86964 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 409 "titulo" => "INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO PELA TRÍADE DE INTERAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade qualificar a formação inicial de professores promovendo a integração universidade-escola e, com essa interlocução, aprimorar os processos de ensino e aprendizagem na escola pública, proporcionando, inclusive, a formação continuada de professores. Apresentamos um ensaio teórico de três professoras formadoras que investigam os programas de formação de professores, caracterizando-os como contextos emergentes necessários para o desenvolvimento profissional docente. Esses programas constituem-se em terceiros espaços formativos quando desenvolvidos tendo como modelo de formação de professores a investigação-formação-ação (IFA) por meio da tríade de interação num movimento constitutivo para os três sujeitos professores da área de Ensino de Ciências de uma Universidade Federal: professores em formação inicial, da Educação Básica e Superior. Investigamos esses elementos por meio de núcleos de sentido dos diários de formação de duas licenciandas que participaram do PIBID, subprojeto Ciências Biológicas, entre 2014-2018. Objetivamos identificar, compreender e analisar se e como esse processo acontece com participantes do PIBID. Utilizamos a análise textual discursiva, composta por três etapas: unitarização; categorização; e comunicação, para analisar o corpus. Como resultado, emergiram duas tendências: “importância das políticas educacionais na formação inicial e continuada de professores”, sendo o PIBID um potencializador na formação e atuação do professor em formação inicial, dividindo com as escolas públicas o protagonismo no processo de formação, colaborando para a elevação da sua qualidade; e “constituição do professor em formação inicial”, que permite vivenciar a prática docente acompanhada em contexto escolar desde o início do curso de licenciatura, compreendendo as necessidades da escola e como resolver situações, presentes nesse contexto. Depreendemos que esse terceiro espaço formativo desenvolvido pela tríade de interação na IFA possibilita reflexão e constituição de professores- pesquisadores que consideram a investigação como princípio formativo e educativo alicerçados na interlocutória entre Educação Básica e Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID409_TB83_18092022191025.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMAR AYRES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSEMAR" "autor_email" => "roseayres07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86964 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 409 "titulo" => "INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO PELA TRÍADE DE INTERAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade qualificar a formação inicial de professores promovendo a integração universidade-escola e, com essa interlocução, aprimorar os processos de ensino e aprendizagem na escola pública, proporcionando, inclusive, a formação continuada de professores. Apresentamos um ensaio teórico de três professoras formadoras que investigam os programas de formação de professores, caracterizando-os como contextos emergentes necessários para o desenvolvimento profissional docente. Esses programas constituem-se em terceiros espaços formativos quando desenvolvidos tendo como modelo de formação de professores a investigação-formação-ação (IFA) por meio da tríade de interação num movimento constitutivo para os três sujeitos professores da área de Ensino de Ciências de uma Universidade Federal: professores em formação inicial, da Educação Básica e Superior. Investigamos esses elementos por meio de núcleos de sentido dos diários de formação de duas licenciandas que participaram do PIBID, subprojeto Ciências Biológicas, entre 2014-2018. Objetivamos identificar, compreender e analisar se e como esse processo acontece com participantes do PIBID. Utilizamos a análise textual discursiva, composta por três etapas: unitarização; categorização; e comunicação, para analisar o corpus. Como resultado, emergiram duas tendências: “importância das políticas educacionais na formação inicial e continuada de professores”, sendo o PIBID um potencializador na formação e atuação do professor em formação inicial, dividindo com as escolas públicas o protagonismo no processo de formação, colaborando para a elevação da sua qualidade; e “constituição do professor em formação inicial”, que permite vivenciar a prática docente acompanhada em contexto escolar desde o início do curso de licenciatura, compreendendo as necessidades da escola e como resolver situações, presentes nesse contexto. Depreendemos que esse terceiro espaço formativo desenvolvido pela tríade de interação na IFA possibilita reflexão e constituição de professores- pesquisadores que consideram a investigação como princípio formativo e educativo alicerçados na interlocutória entre Educação Básica e Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID409_TB83_18092022191025.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMAR AYRES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSEMAR" "autor_email" => "roseayres07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }