A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas consequências para o modo de lidar com as informações, onde ficamos submetidos a uma quantidade descomunal de notícias e informações. A infodemia consiste no aumento exponencial de conteúdos informativos que se multiplicam facilmente. Esse fenômeno colocou a população em um contato mais próximo com as notícias falsas. Portanto, uma abordagem baseada em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) se faz necessária para o exercício da cidadania e para a formação intelectual dos indivíduos. Nesse trabalho apresentamos um recorte de uma revisão de escopo, onde identificamos as características das fake news dentro do contexto da pandemia da COVID-19. Os resultados apontam que as redes sociais foram responsáveis por metade das notícias sobre COVID-19 e igualmente responsável pelo maior número de mensagens falsas em formato de imagem e com uma linguagem apelativa e ressalta a importância das plataformas de checagem de notícias. Assim, a abordagem CTS ajudaria na promoção do letramento científico e tecnológico dos indivíduos, onde estes podem desenvolver um pensamento crítico em relação as notícias e informações que os cercam, capacitando os indivíduos no processo de tomada de decisão, sendo esse um passo fundamental para lidar com os conceitos científicos equivocados que são disseminados.