A gravidez na adolescência é cada vez mais comum e preocupante, e abarca diversas dimensões do dia a dia de meninas em idade escolar. Dentre os diversos impactos enfrentados pela futura mãe e sua família, encontram-se problemas educacionais, sociais e econômicos. Além do risco da gravidez, a banalização das relações sexuais, sobretudo das relações sexuais sem proteção, contribui para a disseminação de infecções sexualmente transmissíveis, que acabam se tornando um problema de saúde coletiva. Por esta razão, é essencial que essa temática seja abordada no ensino de ciências, visando orientar os estudantes, a fim de combater essa problemática. Este trabalho teve como objetivo identificar a percepção de estudantes do ensino médio sobre métodos contraceptivos e gravidez na adolescência, com o intuito de discutir a amplitude dessa problemática decorrente da falta de informação e conhecimento a respeito desse assunto, que ainda ocasiona um grande número de adolescentes grávidas na educação básica. A presente pesquisa trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 4 turmas do ensino médio de uma escola pública de Manaus, no Amazonas. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de obter a percepção dos estudantes sobre a temática abordada na pesquisa. Após o levantamento dos dados, os resultados dos questionários foram organizados e analisados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, foi verificado que há a necessidade de reforçar no ensino de ciências e biologia, questões relacionadas à educação sexual, de modo a prevenir a gravidez na adolescência. Os resultados da pesquisa foram utilizados como base para o desenvolvimento de uma campanha de combate a gravidez na adolescência.