A presença de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) brasileiro é uma realidade. A inserção desses conteúdos no EM vem de um longo processo de pesquisas, discussões e da introdução dessa preocupação nos documentos norteadores do ensino a nível nacional. No entanto, mesmo diante de todos esses progressos, não há garantia de que esses conteúdos sejam realmente apresentados no EM, por diversos motivos. Além disso, existem lacunas e divergências no que se refere a questões curriculares e metodológicas. Verifica-se que várias propostas metodológicas têm sido desenvolvidas nas últimas décadas a partir da utilização de atividades experimentais como ponto de partida para a discussão de conteúdos de FMC. O presente artigo surgiu da necessidade de inserção de temáticas de FMC no colégio de origem dos autores. A escolha do Efeito Fotoelétrico como ponto inicial para esta ação ocorreu pela facilidade em se encontrar artigos sobre o tema em periódicos nacionais. A pesquisa se desenvolveu com o objetivo de se identificar um ou mais experimentos de baixo custo e fácil execução, bem como, propostas didáticas mais adequadas para sua implementação levando-se em conta às condições encontradas na escola. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, para se selecionar experimentos que demonstrem o efeito fotoelétrico, bem como propostas didáticas que possam ser desenvolvidas em turmas do terceiro ano do Ensino Médio. A partir das análises realizadas foi possível se identificar 9 propostas experimentais e três sequências didáticas. Foram selecionadas duas propostas experimentais consideradas mais adequadas as condições da escola, pela facilidade em se conseguir os componentes na própria cidade ou em cidades próximas, pelos custos e pela relativa facilidade na montagem e manipulação. Quanto a proposta didática, decidiu-se pela construção de uma proposta própria que reunissem os principais procedimentos das propostas encontradas.