Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ABORDAGEM REFLEXIVA DA PRÁTICA DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO TEMÁTICO DA GEOGRAFIA DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86780
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 214
    "titulo" => "ABORDAGEM REFLEXIVA DA PRÁTICA DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO TEMÁTICO DA GEOGRAFIA DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo aborda a temática de ensino sobre os três conteúdos estudados na geografia, paisagem, território e região, que ao ser colocado dentro de sala de aula pelo professor, traz ao aluno diversos parâmetros para a criação de pensamentos críticos dentro da sociedade. A metodologia do trabalho segue na linha de análise crítica de diversos autores da área, que abordam a ideia de reflexão em torno da paisagem, território e região no ensino médio. Ademais, ao concluir sobre essas condutas, o texto traz resultados da reflexão crítica de teorias, para o apoio metodológico e didático de futuros docentes profissionais da disciplina tão plural como a geografia e suas diversidades podem utilizar dentro da sala de aula, tendo em vista que o ensino médio é a última porta de entrada para inserção do estudante na sociedade, fora do colegial. Concluindo com as novas atualizações para o ensino médio, de acordo com a BNCC, que está sendo vigente no ano corrente desta pesquisa, configurando ações de modo cognitivo ao público."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID214_TB168_08062022130812.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI CERQUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI CERQUEIRA"
    "autor_email" => "davicerqueira583@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => "62a0b31e43634_08062022113302.png"
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86780
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 214
    "titulo" => "ABORDAGEM REFLEXIVA DA PRÁTICA DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO TEMÁTICO DA GEOGRAFIA DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo aborda a temática de ensino sobre os três conteúdos estudados na geografia, paisagem, território e região, que ao ser colocado dentro de sala de aula pelo professor, traz ao aluno diversos parâmetros para a criação de pensamentos críticos dentro da sociedade. A metodologia do trabalho segue na linha de análise crítica de diversos autores da área, que abordam a ideia de reflexão em torno da paisagem, território e região no ensino médio. Ademais, ao concluir sobre essas condutas, o texto traz resultados da reflexão crítica de teorias, para o apoio metodológico e didático de futuros docentes profissionais da disciplina tão plural como a geografia e suas diversidades podem utilizar dentro da sala de aula, tendo em vista que o ensino médio é a última porta de entrada para inserção do estudante na sociedade, fora do colegial. Concluindo com as novas atualizações para o ensino médio, de acordo com a BNCC, que está sendo vigente no ano corrente desta pesquisa, configurando ações de modo cognitivo ao público."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID214_TB168_08062022130812.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI CERQUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI CERQUEIRA"
    "autor_email" => "davicerqueira583@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => "62a0b31e43634_08062022113302.png"
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este artigo aborda a temática de ensino sobre os três conteúdos estudados na geografia, paisagem, território e região, que ao ser colocado dentro de sala de aula pelo professor, traz ao aluno diversos parâmetros para a criação de pensamentos críticos dentro da sociedade. A metodologia do trabalho segue na linha de análise crítica de diversos autores da área, que abordam a ideia de reflexão em torno da paisagem, território e região no ensino médio. Ademais, ao concluir sobre essas condutas, o texto traz resultados da reflexão crítica de teorias, para o apoio metodológico e didático de futuros docentes profissionais da disciplina tão plural como a geografia e suas diversidades podem utilizar dentro da sala de aula, tendo em vista que o ensino médio é a última porta de entrada para inserção do estudante na sociedade, fora do colegial. Concluindo com as novas atualizações para o ensino médio, de acordo com a BNCC, que está sendo vigente no ano corrente desta pesquisa, configurando ações de modo cognitivo ao público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.