Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

COLEÇÕES BOTÂNICAS NA ESCOLA: UM RECURSO DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O ensino de botânica nas escolas sofre uma grande pressão da sociedade devido à metodologia de ensino excessivamente teórica e tradicional, isso ocorre em virtude da dificuldade de ensinar por parte dos professores e a falta do uso de metodologias didáticas. Deste modo, realizou-se uma capacitação com professores de Ciências/Biologia da região do Bico do Papagaio. Foram realizadas coletas de material botânico e montagem de exsicatas e de lâminas permanentes de grão de pólen, como proposta para a posterior criação de herbários didáticos nas respectivas escolas de origem dos professores cursistas. Na primeira etapa da capacitação, os professores cursistas foram conduzidos a campo para coleta do material botânico. O material coletado foi desidratado e desinfetado de acordo com técnicas usuais de herborização. Posteriormente, realizou-se a confecção das exsicatas. Para segunda etapa do curso, foi feita a coleta de grãos de pólen com a participação dos cursistas. Em seguida, foi realizada a limpeza dos grãos através da técnica de acetólise, e posterior montagem das lâminas permanentes. A observação das lâminas confeccionadas pelos próprios cursistas foi feita em microscópio óptico para o reconhecimento da diferença entre estruturas de grão de pólen das diferentes espécies coletadas. Observou-se que, durante a realização do curso, os professores cursistas mostraram-se motivados a melhorar o seu conhecimento em relação aos estudos botânicos, o que os fez estarem ativos e participantes durante cada etapa do curso. Além disso, os cursistas relataram que as técnicas ensinadas serão levadas para as salas de aula no intuito de enriquecer as aulas de Ciências/Biologia, uma vez que, tornaram-se meios acessíveis à escola, professores e alunos.

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