O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, inicialmente atendendo às licenciaturas de Biologia, Química, Física e Matemática, apresentou nesses 15 (quinze) anos de existência, diversas alterações. Ao todo foram 9 (nove) editais, incluindo o edital que atualmente está na fase de seleção de propostas. O que difere um edital do outro? Que avanços (ou retrocessos) cada edital apresentou para o programa e para a formação docente? Essas foram as questões norteadoras desse trabalho que teve como objetivo apontar os elementos de destaque dos diversos editais Pibid, assim como relacionar as interfaces destes na formação docente (inicial e continuada) das licenciaturas contempladas. Utilizando a pesquisa bibliográfica e a análise hermenêutica, verificou-se as interfaces que o Pibid possibilita desenvolver, traz para cada integrante do projeto (professores das escolas, estudantes das universidades e professores das universidades), uma complexa teia de contribuições científicas e pedagógicas que se traduzem em vivências e experiências coletivas buscando a formação “por dentro da profissão”, num processo contínuo de afetar e ser afetado, construir e permitir construir-se/reconstruir-se. Esse processo de implantação e evolução do Pibid como política pública, que articula os saberes teóricos e práticos produzidos nas universidades e nas escolas, possibilitou/possibilita a compreensão de que a ideia inicial da proposta do programa, presentes em todos os editais, ainda está viva dentro do programa, em que pese os ataques diversos que o Pibid sofreu ao longo desses 15 anos, incluindo ameaças de extinção.