O ensino de Ciências é um desafio constante na vida dos professores da área de Ciências Biológicas, sendo a Biologia, uma disciplina marcada pela presença de conteúdos volumosos, termos complicados, e por vezes pouco atrativos, podendo dificultar o processo de aprendizagem. Nesse contexto, um exemplo é o ensino de biologia celular, o qual exige do educando muita imaginação, pois envolve conceitos abstratos. Como forma de minimizar tais entraves no entendimento desse conteúdo, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser uma alternativa pedagógica viável, contribuindo para dinamizar e facilitar a compreensão dos assuntos. Assim sendo, objetivou-se verificar as contribuições de uma oficina pedagógica para o entendimento sobre membrana e sinalização celular, tal como para a formação inicial de futuros professores de Biologia. A oficina intitulada “Plataformas digitais potencializando o ensino de membrana e sinalização celular” foi voltada para licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Nesta, foram apresentados exemplos de jogos fazendo uso de plataformas digitais - Kahoot e Wordwall. Ao final da oficina, foi solicitado aos participantes que respondessem um questionário avaliativo através do Google forms. Os resultados demonstram que os onze participantes concordam que os conteúdos abordados são relevantes ao ensino de biologia, 72,7% consideram que a temática foi aplicada de maneira excelente e 27,3% de maneira satisfatória. Quanto aos materiais propostos e disponibilizados pela oficina, todos os participantes avaliaram como excelentes. Ademais, 90,9% analisaram que as ferramentas utilizadas representam ótimos meios pedagógicos para proporcionar dinamismo às aulas. Todos os participantes avaliaram a oficina como proveitosa para a sua prática docente. Portanto, constata-se que a oficina proposta contribuiu de maneira satisfatória para a formação dos participantes, possibilitando a estes futuros professores a capacidade de elaborar e propor experiências educativas significativas com uso de ferramentas digitais.