ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS - PB.
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86917 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS - PB." "resumo" => "A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade do isolamento social como uma das principais medidas para o controle da doença. Desse modo, várias adaptações ocorreram em nossa vida cotidiana e a Educação, assim como outros setores, acabou sendo diretamente afetada. O ensino remoto surgiu como alternativa para a continuidade das atividades, ocasionando uma realidade nunca antes vivenciada, onde professores, alunos, comunidade escolar e familiares foram, numa intensidade maior ou menor, impactados por esse novo cenário. Ainda são escassos os trabalhos que avaliam as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas e as perspectivas de alunos e professores acerca do ensino remoto. Ressaltar a visão desses atores no processo educacional, sobretudo na rede pública de ensino, é essencial para a sociedade reconhecer a importância da educação e da experiência vivenciada diante desse contexto. O objetivo do estudo foi avaliar e refletir, através da aplicação de questionários, qual a percepção de alunos e professores a respeito do ensino remoto de Biologia, bem como das metodologias utilizadas no ensino/aprendizagem durante esse período. Através das respostas coletadas buscou-se analisar a perspectiva dos mesmos acerca das inovações metodológicas adotadas nas aulas, na interação professor/aluno e no aprendizado significativo. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma turma do 1 ̊ ano do Ensino Médio, sendo nossas observações focadas nas percepções dos alunos e do professor, na cidade de Bananeiras, no Brejo Paraibano. Os resultados demonstraram que o ambiente virtual passou a ser o espaço de aprendizagem possível para o processo de formação e que um bom percentual da turma conseguiu se adaptar à nova realidade do ensino remoto, sobretudo os alunos que tinham acesso a celular próprio e à internet de qualidade. Acreditamos que a presente pesquisa, de caráter exploratório, pode suscitar importantes reflexões acerca do ensino de Biologia durante esse período." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID969_TB578_07072022135649.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MARQUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MARQUES" "autor_email" => "lucasoliveiramarques2020@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86917 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS - PB." "resumo" => "A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade do isolamento social como uma das principais medidas para o controle da doença. Desse modo, várias adaptações ocorreram em nossa vida cotidiana e a Educação, assim como outros setores, acabou sendo diretamente afetada. O ensino remoto surgiu como alternativa para a continuidade das atividades, ocasionando uma realidade nunca antes vivenciada, onde professores, alunos, comunidade escolar e familiares foram, numa intensidade maior ou menor, impactados por esse novo cenário. Ainda são escassos os trabalhos que avaliam as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas e as perspectivas de alunos e professores acerca do ensino remoto. Ressaltar a visão desses atores no processo educacional, sobretudo na rede pública de ensino, é essencial para a sociedade reconhecer a importância da educação e da experiência vivenciada diante desse contexto. O objetivo do estudo foi avaliar e refletir, através da aplicação de questionários, qual a percepção de alunos e professores a respeito do ensino remoto de Biologia, bem como das metodologias utilizadas no ensino/aprendizagem durante esse período. Através das respostas coletadas buscou-se analisar a perspectiva dos mesmos acerca das inovações metodológicas adotadas nas aulas, na interação professor/aluno e no aprendizado significativo. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma turma do 1 ̊ ano do Ensino Médio, sendo nossas observações focadas nas percepções dos alunos e do professor, na cidade de Bananeiras, no Brejo Paraibano. Os resultados demonstraram que o ambiente virtual passou a ser o espaço de aprendizagem possível para o processo de formação e que um bom percentual da turma conseguiu se adaptar à nova realidade do ensino remoto, sobretudo os alunos que tinham acesso a celular próprio e à internet de qualidade. Acreditamos que a presente pesquisa, de caráter exploratório, pode suscitar importantes reflexões acerca do ensino de Biologia durante esse período." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID969_TB578_07072022135649.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MARQUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MARQUES" "autor_email" => "lucasoliveiramarques2020@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }