Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICIPIO DE CARAÚBAS – PARAÍBA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este estudo apresenta uma síntese de atividades didáticas desenvolvidas remotamente no contexto da Crise Sanitária ocasionada pela Pandemia da Covid-19, em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental da EMEIEF João José de Alcântara, situada no Distrito de Barreiras/Caraúbas-PB. O objetivo central desta iniciativa foi trabalhar o conteúdo curricular “Cartografia: o nosso lugar no Brasil e no mundo” a partir de uma abordagem contextualizada focada na propagação de informações e sensibilização dos educandos perante ao combate do Coronavírus no território da municipalidade em questão. O itinerário teórico-metodológico assentou-se nos pressupostos da pesquisa qualiquantitativa, através da pesquisa-ação, este desdobrou-se em etapas que sucederam-se coletivamente no ambiente virtual por meio do uso do aplicativo google meet, onde todos os participantes interagiam apresentando suas impressões sobre a mencionada problemática e individualmente, momento dedicado para coleta de dados em variadas fontes. Obteve-se enquanto resultado material a construção de representações cartográficas da difusão da Pandemia da Covid-19 no munícipio de Caraúbas-PB. Mediante ao exposto, conclui-se que essa ação efetivou-se com a participação ativa dos educandos e culminou com a produção de conhecimentos significativos acerca da problemática em evidência, realizando-se no início da Pandemia. Por esta razão os dados aqui apresentados não representam a realidade ora vivenciada no município referido.

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