Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES DEMOCRÁTICAS EM SALA DE AULA

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

As atividades extracurriculares em universidades públicas, como projetos de extensão, PIBID -programa de iniciação a docência e programa de educação tutorial (PET) por exemplo, ocupam 10% da carga horária dos cursos de Licenciatura exigidos pelo Ministério da Educação. O objetivo desses projetos e programas é quebrar barreiras entre a academia e a sociedade, proporcionando uma troca mútua de conhecimentos e experiências. Estes projetos nos cursos de Licenciaturas, trazem assuntos que possuem eixos científicos, educativos e sociais, colaborando com o debate de temáticas necessárias para a sociedade, como a democracia. Com isso, perguntamos a quatro professores que participaram dessas atividades extracurriculares durante a graduação a seguinte questão: Como as atividades extracurriculares contribuem para a inserção de práticas docentes democráticas em sala de aula? A pesquisa é do tipo qualitativa em que recorremos ao uso de perguntas enviadas via aplicativo de mensagens à egressos do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do CAV-campus da UFPE. Para análise dos dados utilizamos o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) que é um processo de construção e interpretação hermenêutica de um determinado grupo através de um vai-e-vem constante entre as interpretações e re-interpretações sucessivas dos indivíduos. Para tratar dos dados, identificamos como categorias empíricas: projetos na formação inicial de professores, onde 100% dos entrevistados defenderam em sua fala; Praticando a escuta e fala acessível, com 50%; Instigam a autonomia de discentes, também com 50%; motivam a falar futuramente da democracia em sala de aula, com 25%. Diante dos dados podemos observar que os entrevistados através da questão proposta descreveram a “realidade”, afirmando que: as atividades extracurriculares contribuem significativamente no processo de promoções de práticas pedagógicas, fazendo com que os discentes pratiquem a escuta, tenham uma fala acessível, autonomia e enxerguem as diversidades, que certamente influenciam o processo democrático em sala de aula..

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