Com os avanços científicos na área da saúde, a população idosa teve um aumento da longevidade. A maior expectativa de vida, muitas vezes, é acompanhada de comorbidades, as quais acarretam sobrecarga às famílias, podendo culminar com a necessidade de institucionalização desses idosos. As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), por apresentarem escassos estímulos multissensoriais, motores e cognitivos, podem se constituir em um ambiente desestimulador e agravador do declínio senil. Neste contexto, o curso Técnico em Cuidados de Idosos, ao englobar ensinamentos teórico-práticos direcionados a um processo de envelhecimento ativo e saudável, pode contribuir para a prevenção e/ou redução dos declínios funcionais e cognitivos em idosos institucionalizados. O trabalho teve como objetivo relatar a experiência de estagiárias do curso Técnico em Cuidados de Idosos do Colégio Politécnico da UFSM ao desenvolverem atividades junto a idosas independentes residentes em uma ILPI de caráter filantrópico no município de Santa Maria, RS. O estágio foi realizado entre os meses de agosto e setembro de 2019, por meio de visitas semanais e matutinas à Instituição. As atividades foram realizadas na Ala 4 da ILPI, setor onde residem cerca de 50 idosas independentes e semi-dependentes. Nesses encontros, foram realizadas atividades para estímulo ao sistema sensorial e cognitivo, à autoestima e ao autocuidado e também atividades de promoção à saúde, através do preenchimento de itens da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Durante as práticas de estágio do Curso Técnico em Cuidados de Idosos, as estagiárias aprenderam a ter um olhar integral ao idoso, atuando sobre a manutenção e/ou melhora da sua condição física e cognitiva, respeitando seus aspectos emocionais, culturais e sociais. Através dessas práticas, proporcionaram um cuidado humanizado às idosas institucionalizadas, as quais vivenciaram momentos de recreação e autocuidado, substituindo os sentimentos de tristeza e abandono pelos de pertencimento, acolhimento e valorização.