ESTE PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DO PIBID, EM MEIO ÀS DIFICULDADES DO ENSINO DE FÍSICA ESTANDO EM UMA PANDEMIA E COM O ENSINO TOTALMENTE REMOTO, MOSTRANDO DIFERENTES TIPOS DE METODOLOGIAS QUE PODEM SER USADAS POR OUTROS DOCENTES, A METODOLOGIA USADA FOI O RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE CONSISTE EM UMA ELABORAÇÃO ATIVA DE MEMÓRIAS DOS MOMENTOS DE FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DO PROJETO, PARA CONSTRUIR A PROPOSTA DO MINICURSO, FOI ESCOLHIDO A TEMÁTICA ÓPTICA, POR SER UM ASSUNTO MENOS TRABALHADO POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO REFERÊNCIA TEÓRICA OS ARTIGOS "DESAFIOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" E "TRANSITANDO DE UM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL EM REDE, EM TEMPOS DE PANDEMIA". OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, E OS ALUNOS DEMONSTRARAM TER COMPREENDIDO MELHOR COM OS DIFERENTES TIPOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MINICURSO.