HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85280 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID227_09032022200952.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELHO TERTULIANO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ZELHO" "autor_email" => "gizelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85280 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "HIDROSTÁTICA: METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O ENSINO DE FÍSICA, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO SEMPRE PASSOU POR VÁRIOS DESAFIOS, SENDO ESSES LIGADOS AO FATO DE A FÍSICA AINDA SER INCOMPREENDIDA E ENTENDIDA PELOS ESTUDANTES COMO UMA DISCIPLINA DISTANTE DA REALIDADE, TALVEZ POR CONTA DAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS TRADICIONAIS AINDA EMPREGADAS NAS AULAS E QUE NÃO FAVORECEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. ALÉM DISSO, COM A PANDEMIA DA COVID 19 SURGIRAM OUTROS DESAFIOS RELACIONADOS AO MODELO DE ENSINO REMOTO, OS QUAIS SE RELACIONAM AO FATO DE AS AULAS ACONTECEREM ON-LINE, A DESMOTIVAÇÃO E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES COM O NOVO MODELO E A BUSCA DO PROFESSOR PARA ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE PERMITAM REALIZAR AS AULAS COM O MÁXIMO DE PROVEITO POSSÍVEL. NESSE SENTIDO, RELATAMOS AQUI A ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA SE DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS A HIDROSTÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA FOI REALIZADA TODA POR MEIO REMOTO, ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS, E UTILIZANDO DIVERSAS ABORDAGEM E RECURSOS METODOLÓGICOS COMO JOGOS ONLINE, SIMULAÇÕES E QUIZES PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS DE FLUIDO, PRESSÃO, PRINCÍPIO DE PASCAL, DENSIDADE, EMPUXO E TEOREMA DE ARQUIMEDES. PODEMOS DESTACAR QUE OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS DIANTE DOS OBJETIVOS QUE PROPOMOS, QUE OS ESTUDANTES FORAM MUITO PARTICIPATIVOS E ENGAJADOS EM TODOS OS MOMENTOS, MESMO NA REALIDADE DA AULA ON-LINE, E QUE A PROPOSTA SE MOSTROU PROMISSORA PARA ESSA REALIDADE, PODENDO SER MODIFICADA PARA OUTROS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "HIDROSTÁTICA, ENSINO REMOTO, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID227_09032022200952.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIZELHO TERTULIANO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ZELHO" "autor_email" => "gizelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }