Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ESTADO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA Comunicação Oral (CO) GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85290
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 237
    "titulo" => "O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV 2 (COVID - 19) DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021 TORNOU-SE UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES SOBRETUDO DO BRASIL, MOLDANDO AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS PARA O MODELO REMOTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET. DESSA MANEIRA, FORAM DIMINUÍDAS MUITAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E OUTRAS TIVERAM DE SER ELABORADAS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA SE ADEQUAR SEM PERDER OS RESULTADOS ESPERADOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID CRIADO EM 2007 VISA, NESTE SENTIDO, DURANTE A COTA DE 2020-2022, APROXIMAR OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DESSA NOVA CATEGORIA DE ENSINO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA TAMBÉM INOVADORA: O LETRAMENTO CIENTÍFICO (LC), QUE É, SOBRETUDO, O USO APLICADO DA CIÊNCIA NA VIDA COTIDIANA E NÃO APENAS NA SALA DE AULA. DIANTE DISTO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É RELATAR A COMPREENSÃO DE COMO O PIBID PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE LC DOS ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA FOCANDO NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. NOTA-SE, PORTANTO, QUE APESAR DAS DIFICULDADES DEVIDO À SITUAÇÃO ENCONTRADA PELO ENSINO REMOTO, AO LONGO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, OS EDUCANDOS DEMONSTRARAM SABER IDENTIFICAR E RELACIONAR EVENTOS NATURAIS COM OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS ABORDADOS EM AULA. DESTARTE, TORNA-SE CLARO COMO O LETRAMENTO CIENTÍFICO TORNA-SE EFICAZ AO ENSINO DE BIOLOGIA PODENDO SER UTILIZADO PARA ABORDAR CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS APROXIMANDO OS ESTUDANTES DA CIÊNCIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID237_09032022232928.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS NUNES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucasn210@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85290
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 237
    "titulo" => "O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ESTADO DA PARAÍBA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV 2 (COVID - 19) DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021 TORNOU-SE UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES SOBRETUDO DO BRASIL, MOLDANDO AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS PARA O MODELO REMOTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET. DESSA MANEIRA, FORAM DIMINUÍDAS MUITAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E OUTRAS TIVERAM DE SER ELABORADAS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA SE ADEQUAR SEM PERDER OS RESULTADOS ESPERADOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID CRIADO EM 2007 VISA, NESTE SENTIDO, DURANTE A COTA DE 2020-2022, APROXIMAR OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DESSA NOVA CATEGORIA DE ENSINO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA TAMBÉM INOVADORA: O LETRAMENTO CIENTÍFICO (LC), QUE É, SOBRETUDO, O USO APLICADO DA CIÊNCIA NA VIDA COTIDIANA E NÃO APENAS NA SALA DE AULA. DIANTE DISTO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É RELATAR A COMPREENSÃO DE COMO O PIBID PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE LC DOS ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA FOCANDO NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. NOTA-SE, PORTANTO, QUE APESAR DAS DIFICULDADES DEVIDO À SITUAÇÃO ENCONTRADA PELO ENSINO REMOTO, AO LONGO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, OS EDUCANDOS DEMONSTRARAM SABER IDENTIFICAR E RELACIONAR EVENTOS NATURAIS COM OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS ABORDADOS EM AULA. DESTARTE, TORNA-SE CLARO COMO O LETRAMENTO CIENTÍFICO TORNA-SE EFICAZ AO ENSINO DE BIOLOGIA PODENDO SER UTILIZADO PARA ABORDAR CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS APROXIMANDO OS ESTUDANTES DA CIÊNCIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Ensino de Biologia: perspectivas formativas entre a universidade e a escola"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, LETRAMENTO CIENTÍFICO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA1_ID237_09032022232928.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS NUNES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucasn210@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

RESUMO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV 2 (COVID - 19) DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021 TORNOU-SE UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES SOBRETUDO DO BRASIL, MOLDANDO AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS PARA O MODELO REMOTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET. DESSA MANEIRA, FORAM DIMINUÍDAS MUITAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E OUTRAS TIVERAM DE SER ELABORADAS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA SE ADEQUAR SEM PERDER OS RESULTADOS ESPERADOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID CRIADO EM 2007 VISA, NESTE SENTIDO, DURANTE A COTA DE 2020-2022, APROXIMAR OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DESSA NOVA CATEGORIA DE ENSINO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA TAMBÉM INOVADORA: O LETRAMENTO CIENTÍFICO (LC), QUE É, SOBRETUDO, O USO APLICADO DA CIÊNCIA NA VIDA COTIDIANA E NÃO APENAS NA SALA DE AULA. DIANTE DISTO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É RELATAR A COMPREENSÃO DE COMO O PIBID PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE LC DOS ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA FOCANDO NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. NOTA-SE, PORTANTO, QUE APESAR DAS DIFICULDADES DEVIDO À SITUAÇÃO ENCONTRADA PELO ENSINO REMOTO, AO LONGO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, OS EDUCANDOS DEMONSTRARAM SABER IDENTIFICAR E RELACIONAR EVENTOS NATURAIS COM OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS ABORDADOS EM AULA. DESTARTE, TORNA-SE CLARO COMO O LETRAMENTO CIENTÍFICO TORNA-SE EFICAZ AO ENSINO DE BIOLOGIA PODENDO SER UTILIZADO PARA ABORDAR CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS APROXIMANDO OS ESTUDANTES DA CIÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.