RESUMO
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV 2 (COVID - 19) DURANTE OS ANOS DE 2020 E 2021 TORNOU-SE UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES SOBRETUDO DO BRASIL, MOLDANDO AS METODOLOGIAS DIDÁTICAS PARA O MODELO REMOTO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO O GOOGLE MEET. DESSA MANEIRA, FORAM DIMINUÍDAS MUITAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E OUTRAS TIVERAM DE SER ELABORADAS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA SE ADEQUAR SEM PERDER OS RESULTADOS ESPERADOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID CRIADO EM 2007 VISA, NESTE SENTIDO, DURANTE A COTA DE 2020-2022, APROXIMAR OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DESSA NOVA CATEGORIA DE ENSINO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA TAMBÉM INOVADORA: O LETRAMENTO CIENTÍFICO (LC), QUE É, SOBRETUDO, O USO APLICADO DA CIÊNCIA NA VIDA COTIDIANA E NÃO APENAS NA SALA DE AULA. DIANTE DISTO, O OBJETIVO DESSE ARTIGO É RELATAR A COMPREENSÃO DE COMO O PIBID PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE LC DOS ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA FOCANDO NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB. NOTA-SE, PORTANTO, QUE APESAR DAS DIFICULDADES DEVIDO À SITUAÇÃO ENCONTRADA PELO ENSINO REMOTO, AO LONGO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, OS EDUCANDOS DEMONSTRARAM SABER IDENTIFICAR E RELACIONAR EVENTOS NATURAIS COM OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS ABORDADOS EM AULA. DESTARTE, TORNA-SE CLARO COMO O LETRAMENTO CIENTÍFICO TORNA-SE EFICAZ AO ENSINO DE BIOLOGIA PODENDO SER UTILIZADO PARA ABORDAR CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS APROXIMANDO OS ESTUDANTES DA CIÊNCIA.