ESTE TRABALHO É FRUTO DE NOSSA ATUAÇÃO COMO BOLSISTA DO SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO – PB. AS NOSSAS AÇÕES DIDÁTICAS FORAM REALIZADAS EM UMA TURMA DO 6 º ANO DE UMA LOCALIZADA NA ZONA RURAL DE MONTEIRO-PB. NOSSO OBJETIVO É TECER ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA CORREÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA. PARA TANTO, SERÁ RELATADO COMO FOI O NOSSO PROCEDIMENTO DE CORREÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS COM QUEM TRABALHAMOS A ESCRITA DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS. PARA A REALIZAÇÃO DE NOSSA ANÁLISE REFLEXIVA, FUNDAMENTAMO-NOS EM ANTUNES (2006), RUIZ (2003), BAKHTIN (2003), PASSARELLI (2012). OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE OS PROCEDIMENTOS DE QUE LANÇAMOS MÃO NO PROCESSO DE CORREÇÃO DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS FACILITARAM O DIÁLOGO COM ELES E ESSE MESMO DIÁLOGO RESULTOU EM MELHORIAS NAS PRODUÇÕES FINAIS. APESAR DAS DIFICULDADES INERENTES AO ATO DE CORRIGIR, A CORREÇÃO É UM EXERCÍCIO IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA E NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA, UMA VEZ QUE COMPETE A ESTA INSTITUIÇÃO CRIAR AS CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS POSSAM SER APROPRIAR DA ESCRITA EM SUAS DIVERSAS MODALIDADES E GÊNEROS.