Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE RESIDENTES DURANTE O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PANDEMIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85015
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 736
    "inscrito_id" => 1255
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE RESIDENTES DURANTE O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "PROPORCIONANDO ALÉM DO CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSIBILITA UMA MAIOR ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DE SALA DE AULA COM DIVERSOS CAMPOS TEÓRICOS DO ENSINO. O RELATO APRESENTADO NESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FALAR SOBRE AS DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE DUAS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR) QUE ATUAM E CONTINUAM JUNTAS DE FORMA REMOTA SUAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19), COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS MESMAS APARECERAM NAS SUAS ATIVIDADE DOCENTES, PARA EM SEGUIDA, MOSTRAR AS DEVIDAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE DESSAS RESIDENTES, A PARTIR DESSA VIVÊNCIA. O ENSINO REMOTO VEM SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE GRUPO NO WHATSAPP NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD), ONDE OS PROFESSORES REALIZAM AULAS SÍNCRONAS, ATRAVÉS DE VÍDEOS, ÁUDIOS, ESCRITA E IMAGENS DE ATIVIDADES. ESSA FORMA REMOTA DE APLICAR A PRÁTICA CONFIGURA-SE UM DESAFIO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ATÉ O MOMENTO TIVERAM UMA FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA VOLTADA PARA PRÁTICAS NO ENSINO PRESENCIAL. A RESPONSABILIDADE QUE JÁ DEVERIA SER DIVIDIDA ENTRE PAIS E PROFESSORES, AGORA FAZ MAIS SENTIDO. MAIS DO QUE NUNCA, FAMÍLIA E ESCOLA CAMINHAM JUNTAS PARA QUE ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SE CONCRETIZE E TENHA BONS RESULTADOS. APESAR DOS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES, PODEMOS ENCONTRAR PONTOS POSITIVOS EM TODA ESSA VIVÊNCIA. FOI O MOMENTO DE BUSCAR NOVOS MEIOS DE ENSINO QUE TALVEZ NÃO FOSSEM USADOS EM UMA AULA PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1255_18112021191527.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKAELLA DE CERQUEIRA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "MIKAELLA"
    "autor_email" => "mikaellacs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85015
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 736
    "inscrito_id" => 1255
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE RESIDENTES DURANTE O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "PROPORCIONANDO ALÉM DO CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSIBILITA UMA MAIOR ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DE SALA DE AULA COM DIVERSOS CAMPOS TEÓRICOS DO ENSINO. O RELATO APRESENTADO NESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FALAR SOBRE AS DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE DUAS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR) QUE ATUAM E CONTINUAM JUNTAS DE FORMA REMOTA SUAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19), COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS MESMAS APARECERAM NAS SUAS ATIVIDADE DOCENTES, PARA EM SEGUIDA, MOSTRAR AS DEVIDAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE DESSAS RESIDENTES, A PARTIR DESSA VIVÊNCIA. O ENSINO REMOTO VEM SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE GRUPO NO WHATSAPP NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD), ONDE OS PROFESSORES REALIZAM AULAS SÍNCRONAS, ATRAVÉS DE VÍDEOS, ÁUDIOS, ESCRITA E IMAGENS DE ATIVIDADES. ESSA FORMA REMOTA DE APLICAR A PRÁTICA CONFIGURA-SE UM DESAFIO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ATÉ O MOMENTO TIVERAM UMA FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA VOLTADA PARA PRÁTICAS NO ENSINO PRESENCIAL. A RESPONSABILIDADE QUE JÁ DEVERIA SER DIVIDIDA ENTRE PAIS E PROFESSORES, AGORA FAZ MAIS SENTIDO. MAIS DO QUE NUNCA, FAMÍLIA E ESCOLA CAMINHAM JUNTAS PARA QUE ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SE CONCRETIZE E TENHA BONS RESULTADOS. APESAR DOS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES, PODEMOS ENCONTRAR PONTOS POSITIVOS EM TODA ESSA VIVÊNCIA. FOI O MOMENTO DE BUSCAR NOVOS MEIOS DE ENSINO QUE TALVEZ NÃO FOSSEM USADOS EM UMA AULA PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1255_18112021191527.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIKAELLA DE CERQUEIRA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "MIKAELLA"
    "autor_email" => "mikaellacs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

PROPORCIONANDO ALÉM DO CONTATO COM O FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSIBILITA UMA MAIOR ASSOCIAÇÃO DA PRÁTICA DE SALA DE AULA COM DIVERSOS CAMPOS TEÓRICOS DO ENSINO. O RELATO APRESENTADO NESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FALAR SOBRE AS DIFICULDADES, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE DUAS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DO 7º PERÍODO, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR) QUE ATUAM E CONTINUAM JUNTAS DE FORMA REMOTA SUAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19), COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS MESMAS APARECERAM NAS SUAS ATIVIDADE DOCENTES, PARA EM SEGUIDA, MOSTRAR AS DEVIDAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE DESSAS RESIDENTES, A PARTIR DESSA VIVÊNCIA. O ENSINO REMOTO VEM SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE GRUPO NO WHATSAPP NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD), ONDE OS PROFESSORES REALIZAM AULAS SÍNCRONAS, ATRAVÉS DE VÍDEOS, ÁUDIOS, ESCRITA E IMAGENS DE ATIVIDADES. ESSA FORMA REMOTA DE APLICAR A PRÁTICA CONFIGURA-SE UM DESAFIO PARA FUTUROS PROFESSORES QUE ATÉ O MOMENTO TIVERAM UMA FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA VOLTADA PARA PRÁTICAS NO ENSINO PRESENCIAL. A RESPONSABILIDADE QUE JÁ DEVERIA SER DIVIDIDA ENTRE PAIS E PROFESSORES, AGORA FAZ MAIS SENTIDO. MAIS DO QUE NUNCA, FAMÍLIA E ESCOLA CAMINHAM JUNTAS PARA QUE ESSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SE CONCRETIZE E TENHA BONS RESULTADOS. APESAR DOS OBSTÁCULOS E DIFICULDADES, PODEMOS ENCONTRAR PONTOS POSITIVOS EM TODA ESSA VIVÊNCIA. FOI O MOMENTO DE BUSCAR NOVOS MEIOS DE ENSINO QUE TALVEZ NÃO FOSSEM USADOS EM UMA AULA PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.