Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA A SER APLICADA DE FORMA REMOTA

Palavra-chaves: OFICINA, REMOTO, ENSINO MÉDIO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84714
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 1635
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA A SER APLICADA DE FORMA REMOTA"
    "resumo" => "NO INÍCIO DE 2020 O BRASIL E O MUNDO SE DEPARARAM COM UM ESTADO DE CALAMIDADE, UMA PANDEMIA CONHECIDA COMO A COVID 19. COMO DECORRÊNCIA DESSE ESTADO PANDÊMICO A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE (SEED-PR) CONSIDEROU NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, E EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA ESSE CONTEXTO AS ESCOLAS TIVERAM QUE ADOTAR O ENSINO POR MEIO DA PLATAFORMA AULAS PARANÁ - CRIADA EM REGIME EMERGENCIAL, E ASSIM, O ENSINO REMOTO DEU UMA CONTINUIDADE AO ANO LETIVO ESCOLAR E AO ENSINO E A APRENDIZAGEM. AINDA SOBRE ESSE NOVO CONTEXTO, CABE RESSALTAR QUE MUITOS PROFESSORES TIVERAM EM UM CURTO INTERVALO DE TEMPO, APRENDER A UTILIZAR AS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA ATENDER SEUS ALUNOS NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO. ESSE PERÍODO LEVOU OS PROFESSORES A UTILIZAR O MÉTODO DE GRAVAÇÃO DE VÍDEO AULAS, ATIVIDADES ENVIADAS PELO WHATSAPP E VIDEOCLIPES, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS REMOTAS DE ENSINO DIGITAL, COMO GOOGLE MEET, ZOOM, SKYPE E GOOGLE CLASSROOM, QUE TIVERAM PAPEL IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE PRESENCIAIS PARA ENSINO REMOTO.. NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR TANTO PÚBLICAS QUANTO PRIVADAS NÃO FORAM DIFERENTES, ESSAS TAMBÉM DEVERIAM PENSAR EM COMO PROCEDER ÀS AULAS PARA NÃO PREJUDICAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS.  NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR, A INSTITUIÇÃO ADERIU A ALGUMAS PLATAFORMAS TAMBÉM PARA DAR CONTINUIDADE AO SEMESTRE. CONSEQUENTEMENTE A TUDO ISSO,  AS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGÓGICA (PRP) DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DESSAS INSTITUIÇÕES TAMBÉM TORNARAM-SE TOTALMENTE REMOTAS, ASSIM AS ATIVIDADES DO RP QUE SERIAM AS REGÊNCIAS, AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DOS PRECEPTORES, AS REUNIÕES ENTRE RESIDENTES JUNTAMENTE COM OS ORIENTADORES E OS PRECEPTORES, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES FORAM ADAPTADAS PARA SEREM REALIZADAS REALIZADAS DE FORMA ONLINE. A PARTIR DISSO UMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS ORIENTADORES AOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FOI A ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, ESTA QUE POSTERIORMENTE SERIA APLICADA DE FORMA ONLINE PARA AS TURMAS DE TRÊS ESCOLAS-CAMPOS PÚBLICAS DE TOLEDO-PR. ESSE RELATO, ELE TEM COMO OBJETIVO A DESCRIÇÃO DA ELABORAÇÃO DESTA OFICINA DE MATEMÁTICA COMO PROPOSTA, RELATADO ASSIM POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), NESTE RELATO ABORDARÁ O DESENVOLVIMENTO DA ELABORAÇÃO DA OFICINA, SENDO ESSA CRIADA POR TRIOS DE RESIDENTES E A MESMA DEVERIA SER PENSADA PARA TER NO MÁXIMO UMA HORA AULA PARA APLICAÇÃO, E SERIA ESCOLHIDO POSTERIORMENTE EM CONSENSO DE TODAS AS PARTES UMA DATA DISPONÍVEL PARA TODOS. EM UMA DAS REUNIÕES TIVEMOS QUE PENSAR EM VÁRIAS QUESTÕES SOBRE SE IRÍAMOS APLICAR AS OFICINA VIA PLATAFORMA GOOGLE MEET OU A PLATAFORMA  ZOOM, QUE É UMA DAS PLATAFORMAS MAIS UTILIZADAS PARA COMUNICAÇÃO ONLINE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS.  CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE COMO NÃO SABÍAMOS A QUANTIDADE DE ALUNOS PARTICIPANTES, A PLATAFORMA ZOOM SERIA A MELHOR OPÇÃO POR TER UM MAIOR LIMITE DE PESSOAS ONLINE SIMULTANEAMENTE. COM ESSA PROPOSTA DADA DE CRIAR UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, EU JUNTAMENTE COM MEU TRIO DE RESIDENTES PENSAMOS EM UM OFICINA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ESSA FARIA A ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E A MÚSICA. A IDÉIA DO TEMA VEIO DEVIDO AO ENVOLVIMENTO E O GOSTO DE UM DOS RESIDENTES DO TRIO COM A MÚSICA, E COMO BASE PRINCIPAL USAMOS COMO REFERÊNCIA A  DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROFESSOR DJONES ALDIVO BONI DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, INTITULADO COMO “ENSINANDO PROBABILIDADE COM O JOGO DE DADOS DE MOZART”. NA DISSERTAÇÃO O PROFESSOR FAZ A DESCRIÇÃO DE SEU TRABALHO ONDE ENSINA O CONTEÚDO PROBABILIDADE E AINDA ARTICULA A ISSO A MÚSICA. DJONES (2021), TRAZ O TRABALHO DELE COMO FORMA DE ENSINAR UM CONTEÚDO ONDE OS ALUNOS POSSUEM MUITA DIFICULDADE DE FORMA MAIS CLARA, APRESENTANDO ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS FAZENDO COM QUE O MESMO TENHA HIPÓTESES E CHEGUEM A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SUGERIDOS, E TUDO ISSO ENVOLVENDO MÚSICA E O JOGO DE MOZART. ASSIM SEGUIMOS ESSES PASSOS DA DISSERTAÇÃO COMO SUPORTE E CRIAMOS A NOSSA OFICINA, TRABALHANDO DIRETAMENTE COM CONTEÚDO DE PROBABILIDADE. NESSA OFICINA, MESMO TENDO UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMPLETA E BEM ESCRITA,  TIVEMOS O ENORME DESAFIO DE  PENSAR EM COMO PODERÍAMOS TRABALHAR O CONTEÚDO MATEMÁTICO ARTICULANDO-O COM A MÚSICA CLÁSSICA, FAZENDO COM QUE TIVÉSSEMOS A ATENÇÃO DIRETAMENTE DOS ALUNOS, TUDO ISSO NA PRÁTICA. COMO IREMOS APLICAR POSTERIORMENTE ESSA OFICINA, TEREMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA QUALQUER IMPREVISTO QUE POSSA OCORRER ANTES E DURANTE AS APLICAÇÕES, COMO CONEXÃO NA INTERNET OU TAMBÉM A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE MESMO A OFICINA SENDO ELABORADA PARA SER APLICADA DE FORMA ONLINE, ESSA PODE SER APLICADA TAMBÉM DE FORMA PRESENCIAL, CONTANTO QUE TENHA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS, COMO POR EXEMPLO ALGUNS COMPUTADORES PARA QUE CADA UM DOS ALUNOS POSSAM CRIAR SUA COMPOSIÇÃO MUSICAL, OU ATÉ MESMO UM ÚNICO COMPUTADOR, PORÉM DEVE HAVER UM PROJETOR PARA MOSTRAR A TODOS O SITE DO JOGO. ASSIM , APRESENTO O TRABALHO COMPLETO MOSTRANDO O PASSO A PASSO DE TODA ESSA ELABORAÇÃO COM MEU TRIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "OFICINA, REMOTO, ENSINO MÉDIO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1635_26102021201200.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAWINE LETICIA AZARIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAWINE"
    "autor_email" => "tawaveco@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84714
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 1635
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA A SER APLICADA DE FORMA REMOTA"
    "resumo" => "NO INÍCIO DE 2020 O BRASIL E O MUNDO SE DEPARARAM COM UM ESTADO DE CALAMIDADE, UMA PANDEMIA CONHECIDA COMO A COVID 19. COMO DECORRÊNCIA DESSE ESTADO PANDÊMICO A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE (SEED-PR) CONSIDEROU NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, E EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA ESSE CONTEXTO AS ESCOLAS TIVERAM QUE ADOTAR O ENSINO POR MEIO DA PLATAFORMA AULAS PARANÁ - CRIADA EM REGIME EMERGENCIAL, E ASSIM, O ENSINO REMOTO DEU UMA CONTINUIDADE AO ANO LETIVO ESCOLAR E AO ENSINO E A APRENDIZAGEM. AINDA SOBRE ESSE NOVO CONTEXTO, CABE RESSALTAR QUE MUITOS PROFESSORES TIVERAM EM UM CURTO INTERVALO DE TEMPO, APRENDER A UTILIZAR AS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA ATENDER SEUS ALUNOS NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO. ESSE PERÍODO LEVOU OS PROFESSORES A UTILIZAR O MÉTODO DE GRAVAÇÃO DE VÍDEO AULAS, ATIVIDADES ENVIADAS PELO WHATSAPP E VIDEOCLIPES, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS REMOTAS DE ENSINO DIGITAL, COMO GOOGLE MEET, ZOOM, SKYPE E GOOGLE CLASSROOM, QUE TIVERAM PAPEL IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE PRESENCIAIS PARA ENSINO REMOTO.. NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR TANTO PÚBLICAS QUANTO PRIVADAS NÃO FORAM DIFERENTES, ESSAS TAMBÉM DEVERIAM PENSAR EM COMO PROCEDER ÀS AULAS PARA NÃO PREJUDICAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS.  NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR, A INSTITUIÇÃO ADERIU A ALGUMAS PLATAFORMAS TAMBÉM PARA DAR CONTINUIDADE AO SEMESTRE. CONSEQUENTEMENTE A TUDO ISSO,  AS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGÓGICA (PRP) DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DESSAS INSTITUIÇÕES TAMBÉM TORNARAM-SE TOTALMENTE REMOTAS, ASSIM AS ATIVIDADES DO RP QUE SERIAM AS REGÊNCIAS, AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DOS PRECEPTORES, AS REUNIÕES ENTRE RESIDENTES JUNTAMENTE COM OS ORIENTADORES E OS PRECEPTORES, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES FORAM ADAPTADAS PARA SEREM REALIZADAS REALIZADAS DE FORMA ONLINE. A PARTIR DISSO UMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS ORIENTADORES AOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FOI A ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, ESTA QUE POSTERIORMENTE SERIA APLICADA DE FORMA ONLINE PARA AS TURMAS DE TRÊS ESCOLAS-CAMPOS PÚBLICAS DE TOLEDO-PR. ESSE RELATO, ELE TEM COMO OBJETIVO A DESCRIÇÃO DA ELABORAÇÃO DESTA OFICINA DE MATEMÁTICA COMO PROPOSTA, RELATADO ASSIM POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), NESTE RELATO ABORDARÁ O DESENVOLVIMENTO DA ELABORAÇÃO DA OFICINA, SENDO ESSA CRIADA POR TRIOS DE RESIDENTES E A MESMA DEVERIA SER PENSADA PARA TER NO MÁXIMO UMA HORA AULA PARA APLICAÇÃO, E SERIA ESCOLHIDO POSTERIORMENTE EM CONSENSO DE TODAS AS PARTES UMA DATA DISPONÍVEL PARA TODOS. EM UMA DAS REUNIÕES TIVEMOS QUE PENSAR EM VÁRIAS QUESTÕES SOBRE SE IRÍAMOS APLICAR AS OFICINA VIA PLATAFORMA GOOGLE MEET OU A PLATAFORMA  ZOOM, QUE É UMA DAS PLATAFORMAS MAIS UTILIZADAS PARA COMUNICAÇÃO ONLINE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS.  CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE COMO NÃO SABÍAMOS A QUANTIDADE DE ALUNOS PARTICIPANTES, A PLATAFORMA ZOOM SERIA A MELHOR OPÇÃO POR TER UM MAIOR LIMITE DE PESSOAS ONLINE SIMULTANEAMENTE. COM ESSA PROPOSTA DADA DE CRIAR UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, EU JUNTAMENTE COM MEU TRIO DE RESIDENTES PENSAMOS EM UM OFICINA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ESSA FARIA A ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E A MÚSICA. A IDÉIA DO TEMA VEIO DEVIDO AO ENVOLVIMENTO E O GOSTO DE UM DOS RESIDENTES DO TRIO COM A MÚSICA, E COMO BASE PRINCIPAL USAMOS COMO REFERÊNCIA A  DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROFESSOR DJONES ALDIVO BONI DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, INTITULADO COMO “ENSINANDO PROBABILIDADE COM O JOGO DE DADOS DE MOZART”. NA DISSERTAÇÃO O PROFESSOR FAZ A DESCRIÇÃO DE SEU TRABALHO ONDE ENSINA O CONTEÚDO PROBABILIDADE E AINDA ARTICULA A ISSO A MÚSICA. DJONES (2021), TRAZ O TRABALHO DELE COMO FORMA DE ENSINAR UM CONTEÚDO ONDE OS ALUNOS POSSUEM MUITA DIFICULDADE DE FORMA MAIS CLARA, APRESENTANDO ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS FAZENDO COM QUE O MESMO TENHA HIPÓTESES E CHEGUEM A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SUGERIDOS, E TUDO ISSO ENVOLVENDO MÚSICA E O JOGO DE MOZART. ASSIM SEGUIMOS ESSES PASSOS DA DISSERTAÇÃO COMO SUPORTE E CRIAMOS A NOSSA OFICINA, TRABALHANDO DIRETAMENTE COM CONTEÚDO DE PROBABILIDADE. NESSA OFICINA, MESMO TENDO UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMPLETA E BEM ESCRITA,  TIVEMOS O ENORME DESAFIO DE  PENSAR EM COMO PODERÍAMOS TRABALHAR O CONTEÚDO MATEMÁTICO ARTICULANDO-O COM A MÚSICA CLÁSSICA, FAZENDO COM QUE TIVÉSSEMOS A ATENÇÃO DIRETAMENTE DOS ALUNOS, TUDO ISSO NA PRÁTICA. COMO IREMOS APLICAR POSTERIORMENTE ESSA OFICINA, TEREMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA QUALQUER IMPREVISTO QUE POSSA OCORRER ANTES E DURANTE AS APLICAÇÕES, COMO CONEXÃO NA INTERNET OU TAMBÉM A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE MESMO A OFICINA SENDO ELABORADA PARA SER APLICADA DE FORMA ONLINE, ESSA PODE SER APLICADA TAMBÉM DE FORMA PRESENCIAL, CONTANTO QUE TENHA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS, COMO POR EXEMPLO ALGUNS COMPUTADORES PARA QUE CADA UM DOS ALUNOS POSSAM CRIAR SUA COMPOSIÇÃO MUSICAL, OU ATÉ MESMO UM ÚNICO COMPUTADOR, PORÉM DEVE HAVER UM PROJETOR PARA MOSTRAR A TODOS O SITE DO JOGO. ASSIM , APRESENTO O TRABALHO COMPLETO MOSTRANDO O PASSO A PASSO DE TODA ESSA ELABORAÇÃO COM MEU TRIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "OFICINA, REMOTO, ENSINO MÉDIO, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1635_26102021201200.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAWINE LETICIA AZARIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAWINE"
    "autor_email" => "tawaveco@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO INÍCIO DE 2020 O BRASIL E O MUNDO SE DEPARARAM COM UM ESTADO DE CALAMIDADE, UMA PANDEMIA CONHECIDA COMO A COVID 19. COMO DECORRÊNCIA DESSE ESTADO PANDÊMICO A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE (SEED-PR) CONSIDEROU NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, E EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA ESSE CONTEXTO AS ESCOLAS TIVERAM QUE ADOTAR O ENSINO POR MEIO DA PLATAFORMA AULAS PARANÁ - CRIADA EM REGIME EMERGENCIAL, E ASSIM, O ENSINO REMOTO DEU UMA CONTINUIDADE AO ANO LETIVO ESCOLAR E AO ENSINO E A APRENDIZAGEM. AINDA SOBRE ESSE NOVO CONTEXTO, CABE RESSALTAR QUE MUITOS PROFESSORES TIVERAM EM UM CURTO INTERVALO DE TEMPO, APRENDER A UTILIZAR AS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA ATENDER SEUS ALUNOS NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO. ESSE PERÍODO LEVOU OS PROFESSORES A UTILIZAR O MÉTODO DE GRAVAÇÃO DE VÍDEO AULAS, ATIVIDADES ENVIADAS PELO WHATSAPP E VIDEOCLIPES, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS REMOTAS DE ENSINO DIGITAL, COMO GOOGLE MEET, ZOOM, SKYPE E GOOGLE CLASSROOM, QUE TIVERAM PAPEL IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE PRESENCIAIS PARA ENSINO REMOTO.. NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR TANTO PÚBLICAS QUANTO PRIVADAS NÃO FORAM DIFERENTES, ESSAS TAMBÉM DEVERIAM PENSAR EM COMO PROCEDER ÀS AULAS PARA NÃO PREJUDICAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR, A INSTITUIÇÃO ADERIU A ALGUMAS PLATAFORMAS TAMBÉM PARA DAR CONTINUIDADE AO SEMESTRE. CONSEQUENTEMENTE A TUDO ISSO, AS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PEDAGÓGICA (PRP) DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DESSAS INSTITUIÇÕES TAMBÉM TORNARAM-SE TOTALMENTE REMOTAS, ASSIM AS ATIVIDADES DO RP QUE SERIAM AS REGÊNCIAS, AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS DOS PRECEPTORES, AS REUNIÕES ENTRE RESIDENTES JUNTAMENTE COM OS ORIENTADORES E OS PRECEPTORES, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES FORAM ADAPTADAS PARA SEREM REALIZADAS REALIZADAS DE FORMA ONLINE. A PARTIR DISSO UMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS ORIENTADORES AOS RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), FOI A ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, ESTA QUE POSTERIORMENTE SERIA APLICADA DE FORMA ONLINE PARA AS TURMAS DE TRÊS ESCOLAS-CAMPOS PÚBLICAS DE TOLEDO-PR. ESSE RELATO, ELE TEM COMO OBJETIVO A DESCRIÇÃO DA ELABORAÇÃO DESTA OFICINA DE MATEMÁTICA COMO PROPOSTA, RELATADO ASSIM POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), NESTE RELATO ABORDARÁ O DESENVOLVIMENTO DA ELABORAÇÃO DA OFICINA, SENDO ESSA CRIADA POR TRIOS DE RESIDENTES E A MESMA DEVERIA SER PENSADA PARA TER NO MÁXIMO UMA HORA AULA PARA APLICAÇÃO, E SERIA ESCOLHIDO POSTERIORMENTE EM CONSENSO DE TODAS AS PARTES UMA DATA DISPONÍVEL PARA TODOS. EM UMA DAS REUNIÕES TIVEMOS QUE PENSAR EM VÁRIAS QUESTÕES SOBRE SE IRÍAMOS APLICAR AS OFICINA VIA PLATAFORMA GOOGLE MEET OU A PLATAFORMA ZOOM, QUE É UMA DAS PLATAFORMAS MAIS UTILIZADAS PARA COMUNICAÇÃO ONLINE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE COMO NÃO SABÍAMOS A QUANTIDADE DE ALUNOS PARTICIPANTES, A PLATAFORMA ZOOM SERIA A MELHOR OPÇÃO POR TER UM MAIOR LIMITE DE PESSOAS ONLINE SIMULTANEAMENTE. COM ESSA PROPOSTA DADA DE CRIAR UMA OFICINA DE MATEMÁTICA, EU JUNTAMENTE COM MEU TRIO DE RESIDENTES PENSAMOS EM UM OFICINA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ESSA FARIA A ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E A MÚSICA. A IDÉIA DO TEMA VEIO DEVIDO AO ENVOLVIMENTO E O GOSTO DE UM DOS RESIDENTES DO TRIO COM A MÚSICA, E COMO BASE PRINCIPAL USAMOS COMO REFERÊNCIA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROFESSOR DJONES ALDIVO BONI DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, INTITULADO COMO “ENSINANDO PROBABILIDADE COM O JOGO DE DADOS DE MOZART”. NA DISSERTAÇÃO O PROFESSOR FAZ A DESCRIÇÃO DE SEU TRABALHO ONDE ENSINA O CONTEÚDO PROBABILIDADE E AINDA ARTICULA A ISSO A MÚSICA. DJONES (2021), TRAZ O TRABALHO DELE COMO FORMA DE ENSINAR UM CONTEÚDO ONDE OS ALUNOS POSSUEM MUITA DIFICULDADE DE FORMA MAIS CLARA, APRESENTANDO ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS FAZENDO COM QUE O MESMO TENHA HIPÓTESES E CHEGUEM A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SUGERIDOS, E TUDO ISSO ENVOLVENDO MÚSICA E O JOGO DE MOZART. ASSIM SEGUIMOS ESSES PASSOS DA DISSERTAÇÃO COMO SUPORTE E CRIAMOS A NOSSA OFICINA, TRABALHANDO DIRETAMENTE COM CONTEÚDO DE PROBABILIDADE. NESSA OFICINA, MESMO TENDO UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COMPLETA E BEM ESCRITA, TIVEMOS O ENORME DESAFIO DE PENSAR EM COMO PODERÍAMOS TRABALHAR O CONTEÚDO MATEMÁTICO ARTICULANDO-O COM A MÚSICA CLÁSSICA, FAZENDO COM QUE TIVÉSSEMOS A ATENÇÃO DIRETAMENTE DOS ALUNOS, TUDO ISSO NA PRÁTICA. COMO IREMOS APLICAR POSTERIORMENTE ESSA OFICINA, TEREMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA QUALQUER IMPREVISTO QUE POSSA OCORRER ANTES E DURANTE AS APLICAÇÕES, COMO CONEXÃO NA INTERNET OU TAMBÉM A FALTA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE MESMO A OFICINA SENDO ELABORADA PARA SER APLICADA DE FORMA ONLINE, ESSA PODE SER APLICADA TAMBÉM DE FORMA PRESENCIAL, CONTANTO QUE TENHA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS, COMO POR EXEMPLO ALGUNS COMPUTADORES PARA QUE CADA UM DOS ALUNOS POSSAM CRIAR SUA COMPOSIÇÃO MUSICAL, OU ATÉ MESMO UM ÚNICO COMPUTADOR, PORÉM DEVE HAVER UM PROJETOR PARA MOSTRAR A TODOS O SITE DO JOGO. ASSIM , APRESENTO O TRABALHO COMPLETO MOSTRANDO O PASSO A PASSO DE TODA ESSA ELABORAÇÃO COM MEU TRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.