NESSA PERSPECTIVA, TAL PROPOSTA BUSCA OBSERVAR E IDENTIFICAR NAS LETRAS DE MÚSICAS DOS ARTISTAS JOÃO GOMES E ZÉ VAQUEIRO, PERSONALIDADES DO ESTILO CONHECIDO COMO ‘PISERO’ E ‘FORRÓ DE VAQUEJADA”, EM QUE, AS MARCAS DE ORALIDADE JUNTO ÀS PERFORMANCES SE FAZEM PRESENTE. DESSE MODO, NESSE MOMENTO, O QUE É PERCEBIDO NAS LETRAS DAS MÚSICAS ‘CONFIDENCIAL’ E ‘TÔ SEM VOCÊ’ SÃO AS MARCAS DE ORALIDADE, EM QUE A PERFORMANCE CONSTITUI O MOMENTO CRUCIAL EM UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES. DESSA FORMA, AINDA PODE SE CONSTATAR QUE NESTAS EXISTEM A TRÍADE DA PERFORMANCE EM QUE O AUTOR, O LOCUTOR E O RECEPTOR, CONSTROEM JUNTAMENTE COM A VOZ E A IDENTIDADE REGIONAL, UM MECANISMO DE OPERAÇÃO. NESSE SENTIDO, TAL TRABALHO SERÁ NORTEADO ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS REALIZADAS POR ZUMTHOR (1997/2002), BOSI (2002) E ONG (1998).