DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E COM BASE NAS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELOS ÓRGÃOS DO SETOR DE SAÚDE EM RELAÇÃO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL, AS INSTITUIÇÕES DOS DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO TIVERAM QUE OPTAR PELO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. O ATUAL CENÁRIO TECNOLÓGICO EM QUE A SOCIEDADE ESTÁ INSERIDA TEM INFLUENCIADO OS MAIS VARIADOS SETORES. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE. A LITERATURA TEM REPORTADO QUE VÁRIOS EDUCADORES TIVERAM QUE SE REINVENTAR PARA USAR PLATAFORMAS DIGITAIS, BUSCANDO SE ADAPTAR À NOVA REALIDADE. DESSA FORMA, OS CONTEÚDOS QUE ANTES ERAM MINISTRADOS DE FORMA PRESENCIAL FORAM REORGANIZADOS PARA UM NOVO AMBIENTE, O VIRTUAL, EM UMA PERSPECTIVA DE ENSINO REMOTO. À VISTA DISSO, A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ABRANGE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO E ENVOLVE DIVERSOS CONCEITOS, OS QUAIS CONTRIBUEM DE FORMA EFICAZ PARA O AVANÇO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TECNOLÓGICO. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM DISCENTES DO CURSO DE AGRONOMIA, MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR, APLICANDO UM INSTRUMENTO DE COLETAS DE DADOS COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS ATRELADAS À METODOLOGIA USADA DURANTE O PERÍODO LETIVO. A PESQUISA CONTOU COM A COLABORAÇÃO DE 55 DISCENTES QUE ESTAVAM CURSANDO O COMPONENTE CURRICULAR. AO SE CONSIDERAREM OS RESULTADOS DAS ANÁLISES, EVIDENCIOU-SE QUE A MAIORIA DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. AS CONCLUSÕES COMPROVAM QUE OS DISCENTES FORAM PROTAGONISTAS DA SUA APRENDIZAGEM NESSE PROCESSO DE ENSINO REMOTO.