OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) BUSCAM DESENVOLVER, EM TODOS NÓS, O SENTIMENTO DE QUE PERTENCEMOS À NATUREZA, BEM COMO NOS SENSIBILIZAR PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA DEFESA DA QUALIDADE DO AMBIENTE. O ENSINO DE CIÊNCIAS PODE SER UM IMPORTANTE ALIADO NA PROMOÇÃO À NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO ENTRE OS SABERES CIENTÍFICOS E AMBIENTAIS. ESTE ESTUDO BUSCOU IDENTIFICAR E ANALISAR ASPECTOS DE UM LEVANTAMENTO DE PUBLICAÇÕES DA BASE SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), RELACIONADO ÀS ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE EA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, ESPECIFICAMENTE, EM ESTUDOS EMPÍRICOS VOLTADOS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS BRASILEIRAS. O CORPUS DOCUMENTAL CONSTITUIU-SE DE SETE PUBLICAÇÕES, O QUAL FOI ANALISADO QUALI-QUANTATIVAMENTE, A PARTIR DE DESCRITORES GERAIS E ESPECÍFICOS. AS REGIÕES SUDESTE E SUL SÃO AS QUE MAIS INVESTIGAM A TEMÁTICA, PRINCIPALMENTE, NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. A PESQUISA QUALITATIVA E A TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, COM ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TÊM PREDOMINADO NESSA PRODUÇÃO. A MAIORIA DOS ESTUDOS SE CONCENTROU NA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES/ REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE TEMAS AMBIENTAIS. OS RESULTADOS CONTRIBUEM PARA O MAIOR INCENTIVO DE ESTUDOS SOBRE ESTRATÉGIAS DE EA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, COMO FORMA DE COMPREENDER AS MÚLTIPLAS RELAÇÕES SOCIAIS E NATURAIS DO MEIO EM QUE VIVEMOS E SUBSIDIAR O TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO.