Artigo Anais III CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO RECREATIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA, , Comunicação Oral (CO) GT 03 - Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83212
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 185
    "titulo" => "RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVA??O A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCA??O. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICA??O DA NECESSIDADE DA PR?TICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADR?O NORMATIVO, QUE REGEM A INSTITUI??O ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGR?FICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDAD?OS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVA??O PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCA??O A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCA??O ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMB?M SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAV?S DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVER? OBSERVAR AS RELA??ES SOCIAIS DOS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES E AS CONSEQU?NCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES JOVENS. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O RECREATIVA, INCLUS?O ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO RECREATIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA103_ID185_11092021162953.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:36:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLAVIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "OLAVIA"
    "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83212
    "edicao_id" => 188
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 185
    "titulo" => "RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVA??O A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCA??O. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICA??O DA NECESSIDADE DA PR?TICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADR?O NORMATIVO, QUE REGEM A INSTITUI??O ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGR?FICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDAD?OS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVA??O PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCA??O A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCA??O ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMB?M SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAV?S DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVER? OBSERVAR AS RELA??ES SOCIAIS DOS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES E AS CONSEQU?NCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES JOVENS. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O RECREATIVA, INCLUS?O ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO RECREATIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA103_ID185_11092021162953.pdf"
    "created_at" => "2022-01-21 13:17:41"
    "updated_at" => "2022-02-23 09:36:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLAVIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "OLAVIA"
    "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVA??O A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCA??O. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICA??O DA NECESSIDADE DA PR?TICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADR?O NORMATIVO, QUE REGEM A INSTITUI??O ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGR?FICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDAD?OS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVA??O PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCA??O A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCA??O ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMB?M SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAV?S DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVER? OBSERVAR AS RELA??ES SOCIAIS DOS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES E AS CONSEQU?NCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES JOVENS. PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O RECREATIVA, INCLUS?O ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.