RESUMO
O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVA??O A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCA??O. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICA??O DA NECESSIDADE DA PR?TICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADR?O NORMATIVO, QUE REGEM A INSTITUI??O ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGR?FICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDAD?OS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVA??O PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCA??O A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCA??O ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMB?M SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAV?S DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVER? OBSERVAR AS RELA??ES SOCIAIS DOS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES E AS CONSEQU?NCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES JOVENS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O RECREATIVA, INCLUS?O ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA.