SILVA, Deusani Pereira Da et al.. Indisciplina: uma influente marca para o desvio social. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8175>. Acesso em: 23/11/2024 18:08
O presente artigo científico propõe um novo olhar reflexivo sobre a questão indisciplinar no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema e desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Relacionada à desordem, ao desrespeito referente a normas de conduta e à falta de limites, a indisciplina é geralmente centralizada no aluno e nas suas relações durante o cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina escolar, em face das mudanças ocorridas na sociedade, apresenta as suas principais causas e especificidades. Destaca-se o enfoque preventivo como suporte desafiador ao enfretamento do problema e ao mesmo tempo enfatizam-se algumas técnicas de encaminhamentos, sugestões preventivas e uma postura compartilhada e de parceria em bases democráticas.