FILOSOFIA E MATEMÁTICA NA OBRA DE PITÁGORAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8163 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "FILOSOFIA E MATEMÁTICA NA OBRA DE PITÁGORAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA" "resumo" => "A busca pela relevância da Filosofia para o ensino e a aprendizagem da Matemática é uma constante no processo de formação de professores, principalmente quando se trata de estudos dos fundamentos filosóficos e epistemológicos para a área das ciências ditas exatas. Sendo assim, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz tenta-se realçar o entrelaçamento entre estas duas disciplinas por meio de micro-projetos de pesquisa e extensão, visando promover o envolvimento dos alunos com os clássicos da Matemática que eram filósofos. Estes micro-projetos ocorrem de forma articulada com a coordenação local e os projetos de ação que os alunos desenvolvem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Como aluno bolsista do PIBID de matemática do IFRN, neste relato objetivo apresentar os resultados de um dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia das Ciências, no semestre 2014.1. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar informações sobre o filósofo/matemático escolhido, qual seja Pitágoras, visando sistematizar informações sobre ele para construir um artigo acadêmico e um banner para uma exposição de pôsteres em um evento científico. Considera-se, por fim, que Pitágoras foi um dos filósofo/matemático que mais contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da matemática como ciência exemplar e universal, e ainda, para a compreensão da educação com um sentido ético para a formação humana.Isso é comprovado por sua influência nos estudos futuros da matemática, pois foi um dos grandes construtores da base de conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que utilizamos até o momento atual, ou seja, nos anos iniciais do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_10_59_58_idinscrito_574_647a4f2bc35d624d16553c6d6d026088.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR FABRÍCIO ALEXANDRE SALES" "autor_nome_curto" => "VICTOR FABRÍCIO" "autor_email" => "victorfabricio22@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SANTA CRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8163 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 574 "titulo" => "FILOSOFIA E MATEMÁTICA NA OBRA DE PITÁGORAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA" "resumo" => "A busca pela relevância da Filosofia para o ensino e a aprendizagem da Matemática é uma constante no processo de formação de professores, principalmente quando se trata de estudos dos fundamentos filosóficos e epistemológicos para a área das ciências ditas exatas. Sendo assim, no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz tenta-se realçar o entrelaçamento entre estas duas disciplinas por meio de micro-projetos de pesquisa e extensão, visando promover o envolvimento dos alunos com os clássicos da Matemática que eram filósofos. Estes micro-projetos ocorrem de forma articulada com a coordenação local e os projetos de ação que os alunos desenvolvem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Como aluno bolsista do PIBID de matemática do IFRN, neste relato objetivo apresentar os resultados de um dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e Epistemologia das Ciências, no semestre 2014.1. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de buscar informações sobre o filósofo/matemático escolhido, qual seja Pitágoras, visando sistematizar informações sobre ele para construir um artigo acadêmico e um banner para uma exposição de pôsteres em um evento científico. Considera-se, por fim, que Pitágoras foi um dos filósofo/matemático que mais contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da matemática como ciência exemplar e universal, e ainda, para a compreensão da educação com um sentido ético para a formação humana.Isso é comprovado por sua influência nos estudos futuros da matemática, pois foi um dos grandes construtores da base de conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que utilizamos até o momento atual, ou seja, nos anos iniciais do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, MATEMÁTICA, PITÁGORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_27_09_2014_10_59_58_idinscrito_574_647a4f2bc35d624d16553c6d6d026088.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR FABRÍCIO ALEXANDRE SALES" "autor_nome_curto" => "VICTOR FABRÍCIO" "autor_email" => "victorfabricio22@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SANTA CRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }