SILVA, Thiago Wenzel Cortez Da et al.. Alfabetização e letramento versus linguagem imagética. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8093>. Acesso em: 29/12/2024 05:34
Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática de letramento e alfabetização através de imagens em uma Escola Municipal – Pré II em Patu/RN. Para tanto, iniciamos esta análise com observação de sala de aula, posteriormente realizamos planejamento do projeto interdisciplinar para aplicação na regência de classe. Realizamos também, uma entrevista com a professora colaboradora como forma de conhecermos se o seu fazer pedagógico está em consonância com sua fala. Para respaldar esta pesquisa subsidiamos de teóricos como: Amarilha (2009), Libâneo (1994), Fazenda (2008), dentre outros. Por fim, este trabalho parece ter servido de reflexão sobre a importância de se alfabetizar letrando, visto que ao realizarmos o projeto interdisciplinar percebemos o desenvolvimento significativo no processo ensino aprendizagem dos alunos, fato não presenciado na metodologia da professora em questão. Logo, a prática pedagógica da professora colaboradora precisa ser direcionada, isso posto, também por termos sentido uma certa lacuna na sua fala sobre o alfabetizar letrando através de imagens.