APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ATRAVÉS DA LEITURA: APRENDER A LER, LENDO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8102 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ATRAVÉS DA LEITURA: APRENDER A LER, LENDO" "resumo" => "O presente projeto visa trabalhar a leitura e a escrita de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar dificuldades percebidas no processo de leitura e escrita apresentadas pela turma. Para tanto buscaremos intensificar atividades voltadas para a prática da leitura e da escrita dentro e fora da sala de aula. Oportunizando aos alunos o desenvolvimento do hábito de leitura, por ser um dos instrumentos essenciais para a construção do conhecimento e a base essencial de todas as outras atividades escolares. Considerando que um bom leitor é aquele que sabe relacionar o que ler a sua vida e a vida em sociedade e que a formação deste é tarefa de seus professores, pais e de todos os envolvidos no meio educativo. Esperamos contar com a participação dos pais e/ou responsáveis para a realização e sucesso do nosso trabalho. Sabemos que é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence, torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valorizando a linguagem oral e escrita como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita. Sendo assim uma proposta que proporcione o trabalho com o lúdico através dos livros infantis distribuídos pelo PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. As inquietações que fomentaram o projeto nasceram de duas preocupações, a primeira em relação a diagnóstico da aprendizagem das crianças até o meio do ano, os que liam apresentavam dificuldades na leitura e entendimento do que liam, outros apesar de estarem iniciando o processo de leitura não se encantavam com a leitura, não tinham vontade de ler, outros não conseguiam ler e o pior a maioria via a leitura como uma atividade árdua, chata, pesada e outros sinônimos que os desanimava a leitura; a segunda, a o receber a caixa de livros do PNAIC já quase no fim do ano não se sabia muito bem o que fazer com eles, já que não tinha volumes suficientes para distribuir para as crianças lerem individualmente, e se assim o fosse o proveito seria pouco tendo em vista o diagnóstico já exposto sobre a leitura. Diante dos fatos e inquietações pensou-se então em forma de apresentar os livros para eles um a um, dando destaque e importância a cada livro, como queríamos que eles fizessem. O eixo central do projeto, portanto consiste em “ensinar a ler lendo”, ou seja, se queremos que nossos alunos gostem de ler temos que mostrar pra eles que isso é bom, é gostoso, e a melhor forma de construir essa atitude é fazê-la da forma mais criativa e apaixonante possível. Só assim, poderemos possibilita uma educação de qualidade e o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que de fato promova o fim específico do ensino, a aprendizagem." "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)" "area_tematica" => "Momento Intervivência" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LEITURA, SIGNIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_7datahora_30_09_2014_10_28_20_idinscrito_980_6491884be1f89efafc8d2ba0fc08e8cf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA ALVES BRASILIANO" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monica_abrasiliano@hotmai" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO NONATO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8102 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 980 "titulo" => "APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ATRAVÉS DA LEITURA: APRENDER A LER, LENDO" "resumo" => "O presente projeto visa trabalhar a leitura e a escrita de forma interdisciplinar, almejando diagnosticar e trabalhar dificuldades percebidas no processo de leitura e escrita apresentadas pela turma. Para tanto buscaremos intensificar atividades voltadas para a prática da leitura e da escrita dentro e fora da sala de aula. Oportunizando aos alunos o desenvolvimento do hábito de leitura, por ser um dos instrumentos essenciais para a construção do conhecimento e a base essencial de todas as outras atividades escolares. Considerando que um bom leitor é aquele que sabe relacionar o que ler a sua vida e a vida em sociedade e que a formação deste é tarefa de seus professores, pais e de todos os envolvidos no meio educativo. Esperamos contar com a participação dos pais e/ou responsáveis para a realização e sucesso do nosso trabalho. Sabemos que é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence, torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valorizando a linguagem oral e escrita como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita. Sendo assim uma proposta que proporcione o trabalho com o lúdico através dos livros infantis distribuídos pelo PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. As inquietações que fomentaram o projeto nasceram de duas preocupações, a primeira em relação a diagnóstico da aprendizagem das crianças até o meio do ano, os que liam apresentavam dificuldades na leitura e entendimento do que liam, outros apesar de estarem iniciando o processo de leitura não se encantavam com a leitura, não tinham vontade de ler, outros não conseguiam ler e o pior a maioria via a leitura como uma atividade árdua, chata, pesada e outros sinônimos que os desanimava a leitura; a segunda, a o receber a caixa de livros do PNAIC já quase no fim do ano não se sabia muito bem o que fazer com eles, já que não tinha volumes suficientes para distribuir para as crianças lerem individualmente, e se assim o fosse o proveito seria pouco tendo em vista o diagnóstico já exposto sobre a leitura. Diante dos fatos e inquietações pensou-se então em forma de apresentar os livros para eles um a um, dando destaque e importância a cada livro, como queríamos que eles fizessem. O eixo central do projeto, portanto consiste em “ensinar a ler lendo”, ou seja, se queremos que nossos alunos gostem de ler temos que mostrar pra eles que isso é bom, é gostoso, e a melhor forma de construir essa atitude é fazê-la da forma mais criativa e apaixonante possível. Só assim, poderemos possibilita uma educação de qualidade e o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que de fato promova o fim específico do ensino, a aprendizagem." "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)" "area_tematica" => "Momento Intervivência" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LEITURA, SIGNIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_7datahora_30_09_2014_10_28_20_idinscrito_980_6491884be1f89efafc8d2ba0fc08e8cf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA ALVES BRASILIANO" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monica_abrasiliano@hotmai" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO NONATO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }