Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD): “DISCIPLINAS DE LICENCIATURA VOLTADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA”: DESAFIOS, IMPACTOS E IMPLICAÇÕES PARA A UERN, USP E UFMA

Palavra-chaves: DESDOBRAMENTOS, FORMAÇÃO, PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA Comunicação Oral (CO) Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas.
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8227
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 77
    "titulo" => "O PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD): “DISCIPLINAS DE LICENCIATURA VOLTADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA”: DESAFIOS, IMPACTOS E IMPLICAÇÕES PARA A UERN, USP E UFMA"
    "resumo" => "No presente trabalho analisamos os impactos e possíveis desdobramentos na formação de professores no Ensino Superior, por meio do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) “Disciplinas de Licenciaturas voltadas para a Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, envolvendo três IES públicas e brasileiras: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), no período de 2008 a 2013. Verificamos a importância da formação inicial e continuada e os saberes dialogados nesta formação por meio de pesquisa de opinião aplicada aos pesquisadores das três Universidades (UFMA, USP e UERN). A fundamentação utilizada advém de autores como Lampert (1998), Tardif (2010), Severino (2008), Sampaio, Freitas e Souza (2010) Libâneo (2011), dentre outros. Através do método misto de pesquisa os resultados apontaram para contribuições significativas alcançadas na formação continuada das profissionais investigadas com a realização do projeto, dentre elas, destacamos o intercâmbio existente entre as três IES, consequentemente, a aproximação de distintas realidades e regiões (Nordeste e Sudeste), que dada a profícua relação ensino e pesquisa, concluímos que a produção do PROCAD superou o previsto nas três IES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas."
    "palavra_chave" => "DESDOBRAMENTOS, FORMAÇÃO, PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_15_07_03_idinscrito_77_eccb674b4f931f5828ea712dcf0d988b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA PAIVA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA PAIVA"
    "autor_email" => "renata18.love@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8227
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 77
    "titulo" => "O PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD): “DISCIPLINAS DE LICENCIATURA VOLTADAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA”: DESAFIOS, IMPACTOS E IMPLICAÇÕES PARA A UERN, USP E UFMA"
    "resumo" => "No presente trabalho analisamos os impactos e possíveis desdobramentos na formação de professores no Ensino Superior, por meio do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) “Disciplinas de Licenciaturas voltadas para a Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, envolvendo três IES públicas e brasileiras: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), no período de 2008 a 2013. Verificamos a importância da formação inicial e continuada e os saberes dialogados nesta formação por meio de pesquisa de opinião aplicada aos pesquisadores das três Universidades (UFMA, USP e UERN). A fundamentação utilizada advém de autores como Lampert (1998), Tardif (2010), Severino (2008), Sampaio, Freitas e Souza (2010) Libâneo (2011), dentre outros. Através do método misto de pesquisa os resultados apontaram para contribuições significativas alcançadas na formação continuada das profissionais investigadas com a realização do projeto, dentre elas, destacamos o intercâmbio existente entre as três IES, consequentemente, a aproximação de distintas realidades e regiões (Nordeste e Sudeste), que dada a profícua relação ensino e pesquisa, concluímos que a produção do PROCAD superou o previsto nas três IES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Questões de linguagem, ensino e formação de professores de línguas."
    "palavra_chave" => "DESDOBRAMENTOS, FORMAÇÃO, PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_15_07_03_idinscrito_77_eccb674b4f931f5828ea712dcf0d988b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA PAIVA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA PAIVA"
    "autor_email" => "renata18.love@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

No presente trabalho analisamos os impactos e possíveis desdobramentos na formação de professores no Ensino Superior, por meio do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD) “Disciplinas de Licenciaturas voltadas para a Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, envolvendo três IES públicas e brasileiras: a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), no período de 2008 a 2013. Verificamos a importância da formação inicial e continuada e os saberes dialogados nesta formação por meio de pesquisa de opinião aplicada aos pesquisadores das três Universidades (UFMA, USP e UERN). A fundamentação utilizada advém de autores como Lampert (1998), Tardif (2010), Severino (2008), Sampaio, Freitas e Souza (2010) Libâneo (2011), dentre outros. Através do método misto de pesquisa os resultados apontaram para contribuições significativas alcançadas na formação continuada das profissionais investigadas com a realização do projeto, dentre elas, destacamos o intercâmbio existente entre as três IES, consequentemente, a aproximação de distintas realidades e regiões (Nordeste e Sudeste), que dada a profícua relação ensino e pesquisa, concluímos que a produção do PROCAD superou o previsto nas três IES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.