RAULINO, Genisa Lima De Sousa et al.. A formação de leitores para além escola. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8071>. Acesso em: 23/11/2024 18:26
Neste artigo será apresentado o resultado do projeto de intervenção “Biblioteca Itinerante” realizado na primeira fase do Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a partir da disciplina: Formação do Leitor e Ensino de Literatura. O nosso objetivo é contribuir e ampliar as discussões acerca da leitura no ensino fundamental, refletindo sobre a prática efetivada diariamente em sala de aula, o argumento dos docentes referente à sua ação e sobre a aplicação do projeto interventivo de leitura ora mencionado. Este último, desenvolve-se com a finalidade de colaborar, partindo das suas múltiplas ações, na construção do processo de ensino-aprendizagem e formação do leitor. Foi nossa pretensão identificar as possíveis diferenças entre a leitura realizada na escola e aquela praticada em outros contextos, bem como, ampliar o diálogo nas diferentes linguagens, numa perspectiva que possibilite transformar o processo educacional dos leitores em formação. Nossas análises e constatações são baseadas em dizeres de grandes autores que discutem essa problemática envolvendo o ato de ler e a consequente formação leitora, entre eles: Maia (2007); Cosson (2014); Sole (1998) Kaufman (1995); Ramos (2011) entre outros que se inserem nesse contexto da necessidade urgente quanto às inovações do trabalho com o texto em sala de aula e fora dela. Para tanto fizemos o uso de um projeto de intervenção, com momentos dialógicos, e ainda, usamos os relatos e depoimentos dos sujeitos envolvidos no processo de intervenção. É uma pesquisa de cunho qualitativo, numa abordagem da pesquisa-ação. Como resultados, tecemos que há uma necessidade urgente quanto às inovações técnico-metodológicas de ensino da leitura nas escolas.