LEANDRO, Maria Jose Da Silva et al.. A leitura de contos na sala de aula de língua espanhola. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/802>. Acesso em: 25/11/2024 09:35
Este trabalho é resultado das pesquisas realizadas no projeto intitulado “Horacio Quiroga: teoria e prática do conto,” executado na Universidade Federal da Paraíba, que objetiva trabalhar com a leitura de contos deste escritor uruguaio na sala de aula de língua espanhola. A escolha deste gênero e desse escritor, em particular, se deve aos seguintes fatores: por ser um texto breve, o conto não requer tanto tempo de leitura, podendo ser lido em grupo durante a aula, e por ser narrativo seria mais fácil para os alunos compreenderem a história que está sendo contada. Quanto à escolha do escritor, é sabido que seus contos tratam de temas instigantes que estimulam a imaginação e a criatividade dos seus leitores, sendo portanto um excelente material para ser levado para sala de aula como facilitador no processo de aprendizagem. Utilizaremos como suporte teórico do nosso trabalho os textos de Chiappini Leite, Zilberman, Amarilha e Chiama de Jones que tratam da leitura literária na sala de aula e o texto de Cosson que, além de abordar esse tema, apresenta sugestões de atividades envolvendo a leitura de textos literários.