O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL OCORRE EM ESCALA GLOBAL E TEM SE ACENTUADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, SOBRETUDO EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, COMO É O CASO DO BRASIL. NESSE SENTIDO, UMA DAS AÇÕES PROPOSTAS PARA O ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO É A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA. TAIS ESTRATÉGIAS VISAM MODIFICAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS, AUXILIANDO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM DIREÇÃO À QUALIDADE DE VIDA E À SAÚDE. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021. O LEVANTAMENTO FOI REALIZADO NAS BASES DE DADOS: SCIELO E GOOGLE ACADÊMICO, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES “EDUCAÇÃO EM SAÚDE” E “SAÚDE DO IDOSO”. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE PARA IDOSOS CONSTITUEM PROCESSOS DINÂMICOS DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ESTE PÚBLICO ALVO, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL A BUSCA PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA, RESPEITANDO A PLURALIDADE DESSE PROCESSO DE LONGEVIDADE. CONTUDO, É EVIDENTE QUE A QUALIDADE DE VIDA E A PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL SÃO FATORES RESULTANTES DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. ASSIM, ESSAS AÇÕES NECESSITAM DE METODOLOGIAS QUE ATENTEM PARA A COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E RELACIONEM OS FATORES QUE CERCAM O INDIVÍDUO, COMO SUAS CRENÇAS, VALORES, EXPERIÊNCIAS E MODOS DE VIDA, NO QUAL SE FAZ NECESSÁRIO UM ENFOQUE NA INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO E NO CUIDADO EM ASPECTOS RELEVANTES PARA ESTA POPULAÇÃO.