Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA ABORDAGEM SOBRE ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: LIVROS DIDÁTICOS, ERROS CONCEITUAIS, OFÍDIOS, , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77161
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "É COMUM LITERATURAS ULTRAPASSADAS COM ERROS CONCEITUAIS CONSTITUÍREM PARTE DOS ACERVOS DAS ESCOLAS.  DIANTE DISSO O PRESENTE ESTUDO VERIFICOU QUE DIVERSOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS TRAZEM ERROS CONCEITUAIS EM CONTEÚDOS IMPORTANTES, COMO CONSEQUÊNCIA É PASSADO PARA O ALUNO UM CONHECIMENTO FALHO E TENDENCIOSO. EM VIRTUDE DESTA UTILIZAÇÃO DEMASIADA DOS LIVROS DIDÁTICOS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A ANÁLISE DESTE MATERIAL EM DETRIMENTO DE SE VERIFICAR AS INFORMAÇÕES VEICULADAS POR ELE. SE TRATANDO DOS OFÍDIOS, MUITAS CARACTERÍSTICAS SÃO APRESENTADAS NOS EXEMPLARES DE FORMA CONTRADITÓRIA, PODENDO RESULTAR EM CONCEPÇÕES ERRÔNEAS. DESTA FORMA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL A ANÁLISE DA LITERATURA A FIM DE ASSEGURAR A COMUNIDADE ESCOLAR CONTEÚDOS COERENTES ATUALIZADOS E DE ACORDO COM AS DESCOBERTAS E INOVAÇÕES CIENTÍFICAS, E PARA QUE ERROS CONCEITUAIS NÃO OCORRAM SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS RÍGIDAS DE REVISÃO, E A LITERATURA DEVE SER TOTALMENTE RESPALDADA EM LITERATURA CIENTÍFICA, AFIM QUE PROFESSORES E ALUNOS DISPONHAM DE UM RECURSO DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ERROS CONCEITUAIS, OFÍDIOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2023_24102021102500.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUSA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "VIVI"
    "autor_email" => "viviane.roche@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77161
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 2023
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "É COMUM LITERATURAS ULTRAPASSADAS COM ERROS CONCEITUAIS CONSTITUÍREM PARTE DOS ACERVOS DAS ESCOLAS.  DIANTE DISSO O PRESENTE ESTUDO VERIFICOU QUE DIVERSOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS TRAZEM ERROS CONCEITUAIS EM CONTEÚDOS IMPORTANTES, COMO CONSEQUÊNCIA É PASSADO PARA O ALUNO UM CONHECIMENTO FALHO E TENDENCIOSO. EM VIRTUDE DESTA UTILIZAÇÃO DEMASIADA DOS LIVROS DIDÁTICOS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A ANÁLISE DESTE MATERIAL EM DETRIMENTO DE SE VERIFICAR AS INFORMAÇÕES VEICULADAS POR ELE. SE TRATANDO DOS OFÍDIOS, MUITAS CARACTERÍSTICAS SÃO APRESENTADAS NOS EXEMPLARES DE FORMA CONTRADITÓRIA, PODENDO RESULTAR EM CONCEPÇÕES ERRÔNEAS. DESTA FORMA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL A ANÁLISE DA LITERATURA A FIM DE ASSEGURAR A COMUNIDADE ESCOLAR CONTEÚDOS COERENTES ATUALIZADOS E DE ACORDO COM AS DESCOBERTAS E INOVAÇÕES CIENTÍFICAS, E PARA QUE ERROS CONCEITUAIS NÃO OCORRAM SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS RÍGIDAS DE REVISÃO, E A LITERATURA DEVE SER TOTALMENTE RESPALDADA EM LITERATURA CIENTÍFICA, AFIM QUE PROFESSORES E ALUNOS DISPONHAM DE UM RECURSO DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, ERROS CONCEITUAIS, OFÍDIOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2023_24102021102500.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUSA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "VIVI"
    "autor_email" => "viviane.roche@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

É COMUM LITERATURAS ULTRAPASSADAS COM ERROS CONCEITUAIS CONSTITUÍREM PARTE DOS ACERVOS DAS ESCOLAS. DIANTE DISSO O PRESENTE ESTUDO VERIFICOU QUE DIVERSOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS TRAZEM ERROS CONCEITUAIS EM CONTEÚDOS IMPORTANTES, COMO CONSEQUÊNCIA É PASSADO PARA O ALUNO UM CONHECIMENTO FALHO E TENDENCIOSO. EM VIRTUDE DESTA UTILIZAÇÃO DEMASIADA DOS LIVROS DIDÁTICOS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A ANÁLISE DESTE MATERIAL EM DETRIMENTO DE SE VERIFICAR AS INFORMAÇÕES VEICULADAS POR ELE. SE TRATANDO DOS OFÍDIOS, MUITAS CARACTERÍSTICAS SÃO APRESENTADAS NOS EXEMPLARES DE FORMA CONTRADITÓRIA, PODENDO RESULTAR EM CONCEPÇÕES ERRÔNEAS. DESTA FORMA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL A ANÁLISE DA LITERATURA A FIM DE ASSEGURAR A COMUNIDADE ESCOLAR CONTEÚDOS COERENTES ATUALIZADOS E DE ACORDO COM AS DESCOBERTAS E INOVAÇÕES CIENTÍFICAS, E PARA QUE ERROS CONCEITUAIS NÃO OCORRAM SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS RÍGIDAS DE REVISÃO, E A LITERATURA DEVE SER TOTALMENTE RESPALDADA EM LITERATURA CIENTÍFICA, AFIM QUE PROFESSORES E ALUNOS DISPONHAM DE UM RECURSO DE QUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.