É COMUM LITERATURAS ULTRAPASSADAS COM ERROS CONCEITUAIS CONSTITUÍREM PARTE DOS ACERVOS DAS ESCOLAS. DIANTE DISSO O PRESENTE ESTUDO VERIFICOU QUE DIVERSOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS TRAZEM ERROS CONCEITUAIS EM CONTEÚDOS IMPORTANTES, COMO CONSEQUÊNCIA É PASSADO PARA O ALUNO UM CONHECIMENTO FALHO E TENDENCIOSO. EM VIRTUDE DESTA UTILIZAÇÃO DEMASIADA DOS LIVROS DIDÁTICOS É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A ANÁLISE DESTE MATERIAL EM DETRIMENTO DE SE VERIFICAR AS INFORMAÇÕES VEICULADAS POR ELE. SE TRATANDO DOS OFÍDIOS, MUITAS CARACTERÍSTICAS SÃO APRESENTADAS NOS EXEMPLARES DE FORMA CONTRADITÓRIA, PODENDO RESULTAR EM CONCEPÇÕES ERRÔNEAS. DESTA FORMA SE TORNA IMPRESCINDÍVEL A ANÁLISE DA LITERATURA A FIM DE ASSEGURAR A COMUNIDADE ESCOLAR CONTEÚDOS COERENTES ATUALIZADOS E DE ACORDO COM AS DESCOBERTAS E INOVAÇÕES CIENTÍFICAS, E PARA QUE ERROS CONCEITUAIS NÃO OCORRAM SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS RÍGIDAS DE REVISÃO, E A LITERATURA DEVE SER TOTALMENTE RESPALDADA EM LITERATURA CIENTÍFICA, AFIM QUE PROFESSORES E ALUNOS DISPONHAM DE UM RECURSO DE QUALIDADE.