SANTOS, Laurici Maria Pires Dos. Aula de campo no ensino remoto de biologia. Anais do VI CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/77101>. Acesso em: 22/11/2024 01:00
NO ENSINO DA BIOLOGIA, UM DOS GRANDES DESAFIOS É AUXILIAR O ALUNO A DESENVOLVER UM OLHAR INVESTIGATIVO AO EXPLORAR A NATUREZA QUE O CERCA E RELACIONAR COM OS CONCEITOS OBTIDOS EM SALA DE AULA. EM ALGUNS ASSUNTOS ABORDADOS NA BIOLOGIA, O APRENDIZADO DE TERMOS E NOMENCLATURAS A PARTIR DE FIGURAS, SEM ASSOCIAÇÃO COM O AMBIENTE NATURAL, TORNA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM CANSATIVO E OS CONCEITOS VISTOS SÃO RAPIDAMENTE ESQUECIDOS. AS AULAS DE CAMPO SÃO UMA ALTERNATIVA IMPORTANTE PARA DAR SIGNIFICADO AOS CONTEÚDOS ENSINADOS, PORÉM, NO ENSINO REMOTO, ESTAS ATIVIDADES FORAM SUSPENSAS. DESTA FORMA, DESENVOLVEMOS UM MODELO PARA REALIZAÇÃO DE AULA DE CAMPO NO ENSINO REMOTO PARA O ESTUDO DE MORFOLOGIA VEGETAL. PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, FOI UTILIZADO A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA ONDE OS ALUNOS RECEBERAM UM ROTEIRO COM DIFERENTES PALAVRAS RELACIONADAS ÀS ESTRUTURAS E CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS. APÓS PESQUISAR O SIGNIFICADO, OS ESTUDANTES IDENTIFICARAM NA NATUREZA AO SEU REDOR OS ITENS RELACIONADOS AO TÓPICO DE ESTUDO E REGISTRARAM EM FOTOGRAFIAS E VÍDEOS QUE FORAM SOCIALIZADOS POSTERIORMENTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A METODOLOGIA ADOTADA FOI EFICIENTE EM RELACIONAR A TEORIA E A PRÁTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA, TORNANDO O CONTEÚDO MAIS ATRATIVO, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E DESPERTANDO UM OLHAR MAIS CURIOSO E CIENTÍFICO SOBRE OS ASSUNTOS ESTUDADOS.