Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALINHADA A BNCC, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO QUÍMICA, POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Palavra-chaves: ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RECURSO TECNOLÓGICO, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77078
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 412
    "inscrito_id" => 2310
    "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALINHADA A BNCC, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO QUÍMICA, POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS."
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALINHADA COM A BNCC, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. NESTA PROPOSTA BUSCAMOS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INCENTIVAR O INTERESSE, O DESPERTAR DOS ALUNOS PELA CIÊNCIAS E PARA A SOCIALIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, AS HIPÓTESES E AS INVESTIGAÇÕES  DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS, UTILIZOU-SE O RECURSO TECNOLÓGICO PADLET. O PADLET VEM SENDO UTILIZADO POR MUITOS PROFESSORES, POIS AJUDA E MUITO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES, ESCOLHEMOS ESTA FERRAMENTA, DEVIDO AO FATO DE OS ALUNOS PODEREM OLHAR AS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS TRAZIDAS PELOS COLEGAS, PODENDO ATÉ MESMO COMENTAR, CONTRIBUIR COM AS HIPÓTESES DOS COLEGAS. ESTE ESTUDO NÃO POSSUI RESULTADOS, POIS TRATA-SE DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO EXPLORATÓRIO, CONTUDO UTILIZA-SE DE APORTES TEÓRICO PARA JUSTIFICAR ESTA PROPOSTA METODOLÓGICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RECURSO TECNOLÓGICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2310_24102021194808.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO ZOLIN RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "ZOLIN"
    "autor_email" => "fabianozolin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77078
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 412
    "inscrito_id" => 2310
    "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALINHADA A BNCC, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO QUÍMICA, POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS."
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALINHADA COM A BNCC, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. NESTA PROPOSTA BUSCAMOS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INCENTIVAR O INTERESSE, O DESPERTAR DOS ALUNOS PELA CIÊNCIAS E PARA A SOCIALIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, AS HIPÓTESES E AS INVESTIGAÇÕES  DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS, UTILIZOU-SE O RECURSO TECNOLÓGICO PADLET. O PADLET VEM SENDO UTILIZADO POR MUITOS PROFESSORES, POIS AJUDA E MUITO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES, ESCOLHEMOS ESTA FERRAMENTA, DEVIDO AO FATO DE OS ALUNOS PODEREM OLHAR AS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS TRAZIDAS PELOS COLEGAS, PODENDO ATÉ MESMO COMENTAR, CONTRIBUIR COM AS HIPÓTESES DOS COLEGAS. ESTE ESTUDO NÃO POSSUI RESULTADOS, POIS TRATA-SE DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO EXPLORATÓRIO, CONTUDO UTILIZA-SE DE APORTES TEÓRICO PARA JUSTIFICAR ESTA PROPOSTA METODOLÓGICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RECURSO TECNOLÓGICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2310_24102021194808.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO ZOLIN RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "ZOLIN"
    "autor_email" => "fabianozolin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ALINHADA COM A BNCC, VISANDO POTENCIALIZAR O ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. NESTA PROPOSTA BUSCAMOS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INCENTIVAR O INTERESSE, O DESPERTAR DOS ALUNOS PELA CIÊNCIAS E PARA A SOCIALIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, AS HIPÓTESES E AS INVESTIGAÇÕES DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS, UTILIZOU-SE O RECURSO TECNOLÓGICO PADLET. O PADLET VEM SENDO UTILIZADO POR MUITOS PROFESSORES, POIS AJUDA E MUITO NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES, ESCOLHEMOS ESTA FERRAMENTA, DEVIDO AO FATO DE OS ALUNOS PODEREM OLHAR AS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS TRAZIDAS PELOS COLEGAS, PODENDO ATÉ MESMO COMENTAR, CONTRIBUIR COM AS HIPÓTESES DOS COLEGAS. ESTE ESTUDO NÃO POSSUI RESULTADOS, POIS TRATA-SE DE UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO EXPLORATÓRIO, CONTUDO UTILIZA-SE DE APORTES TEÓRICO PARA JUSTIFICAR ESTA PROPOSTA METODOLÓGICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.