ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADE
PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUE TÊM POR OBJETIVO RELATAR A PRÁTICA DA AULA DE CAMPO
E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A REFLEXÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. É UM RELATO
SUGESTIVO QUE VISA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA ELABORAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A ESTRATÉGICA PEDAGÓGICA SE
BASEIA NA TÉCNICA DA AULA DE CAMPO, PROCEDIMENTO ESSE MUITO UTILIZADO EM DIVERSAS PROPOSTAS
DIDÁTICAS DE VÁRIAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS E ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVAÇÃO
DE CAMPO DAS ATIVIDADES E ANÁLISE QUALITATIVA DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
DA EEM PLÁCIDO ADERALDO CASTELO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU-CE, NA REGIÃO
METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE VÊM SENDO DESENVOLVIDA DESDE
2015 NA REFERIDA CIDADE, VERIFICA-SE NOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS
SOCIOLÓGICOS, DESTACANDO A RELAÇÃO SUJEITO E CULTURA E A PRÁTICA DA METODOLOGIA DA OBSERVAÇÃO DE
CAMPO COMO INSTRUMENTO NESSA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM.