AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E PRÁTICA DOCENTE
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77060 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "AVALIAR É UM PROCESSO COMPLEXO NO QUAL SE INVESTIGA A EFETIVIDADE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM. ESTA NÃO DEVE SER INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL, PUNITIVA E DISCIPLINADOR, PELO CONTRÁRIO DEVE SER INCLUSIVA E FAZER PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, A AVALIAÇÃO FORNECE SUBSÍDIOS PARA ANALISAR POSSÍVEIS FALHAS NO PROCESSO E A BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR ESTAS DE FORMA EFETIVA. O TEMA ABORDADO NESTE TRABALHO É AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO, NESTE SENTIDO CONSIDEROU-SE AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E DA PRÁTICA DOCENTE, TENDO COMO PERGUNTA NORTEADORA: SERÁ QUE AS VIVÊNCIAS AVALIATIVAS DOS ALUNOS CONDIZEM COM A PRÁTICA DOCENTE? BUSCANDO RESPONDER A PROBLEMÁTICA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR, ANALISAR E REFLETIR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA VIVÊNCIA DOS ALUNOS E DA PRÁTICA DOCENTE NA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE BOA VISTA, RR. ASSIM, A PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, SENDO UMA DE REDE PÚBLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA DE ENSINO. NO MARCO METODOLÓGICO DEFINE-SE QUE A NATUREZA DA PESQUISA É DE ABORDAGEM TEÓRICA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA QUALITATIVA. PORTANTO, NESTA PROPOSTA EDUCATIVA SE ENFATIZA A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE NAS ESCOLAS A AVALIAÇÃO AINDA É VISTA COMO FORMA DE MENSURAÇÃO DO APRENDIZADO, PREVALECENDO AINDA, DE ACORDO COM A VIVÊNCIA DE ALUNOS E PRÁTICA DOCENTE O MODELO TRADICIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO DE QUÍMICA, AVALIAÇÃO ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2389_23102021112114.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSYANNY PARENTE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LU" "autor_email" => "lusyannypa@gmail.com" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77060 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "AVALIAR É UM PROCESSO COMPLEXO NO QUAL SE INVESTIGA A EFETIVIDADE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM. ESTA NÃO DEVE SER INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL, PUNITIVA E DISCIPLINADOR, PELO CONTRÁRIO DEVE SER INCLUSIVA E FAZER PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, A AVALIAÇÃO FORNECE SUBSÍDIOS PARA ANALISAR POSSÍVEIS FALHAS NO PROCESSO E A BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR ESTAS DE FORMA EFETIVA. O TEMA ABORDADO NESTE TRABALHO É AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO, NESTE SENTIDO CONSIDEROU-SE AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E DA PRÁTICA DOCENTE, TENDO COMO PERGUNTA NORTEADORA: SERÁ QUE AS VIVÊNCIAS AVALIATIVAS DOS ALUNOS CONDIZEM COM A PRÁTICA DOCENTE? BUSCANDO RESPONDER A PROBLEMÁTICA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR, ANALISAR E REFLETIR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA VIVÊNCIA DOS ALUNOS E DA PRÁTICA DOCENTE NA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE BOA VISTA, RR. ASSIM, A PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, SENDO UMA DE REDE PÚBLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA DE ENSINO. NO MARCO METODOLÓGICO DEFINE-SE QUE A NATUREZA DA PESQUISA É DE ABORDAGEM TEÓRICA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA QUALITATIVA. PORTANTO, NESTA PROPOSTA EDUCATIVA SE ENFATIZA A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE NAS ESCOLAS A AVALIAÇÃO AINDA É VISTA COMO FORMA DE MENSURAÇÃO DO APRENDIZADO, PREVALECENDO AINDA, DE ACORDO COM A VIVÊNCIA DE ALUNOS E PRÁTICA DOCENTE O MODELO TRADICIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO DE QUÍMICA, AVALIAÇÃO ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2389_23102021112114.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSYANNY PARENTE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "LU" "autor_email" => "lusyannypa@gmail.com" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }