O CENÁRIO TECNOLÓGICO EM QUE A SOCIEDADE ESTÁ INSERIDA INFLUENCIOU OS MAIS VARIADOS SETORES. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E COM BASE NAS INFORMAÇÕES DIVULGADAS POR MEIO DOS ÓRGÃOS DO SETOR DE SAÚDE, AS ENTIDADES EDUCACIONAIS DOS DIFERENTES NÍVEIS TIVERAM QUE ADOTAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. NESTA PERSPECTIVA, A LITERATURA CIENTIFICA REPORTOU QUE VÁRIOS EDUCADORES SE DISPUSERAM A SE REINVENTAR PARA UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS, COM A FINALIDADE DE ADAPTAÇÃO À ATUAL REALIDADE. EM VIRTUDE DISSO, A MIGRAÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES PARA O ENSINO REMOTO TROUXE NOVAS PROVOCAÇÕES, OCASIONADAS PELA ADOÇÃO DE VÁRIAS METODOLOGIAS. É PERCEPTÍVEL QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ABARCA TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DIANTE DO EXPOSTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUE ESTAVAM CURSANDO O COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA ORGÂNICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS ATRELADAS À METODOLOGIA USADA DURANTE O PERÍODO LETIVO. A PESQUISA CONTOU COM A COLABORAÇÃO DE 52 DISCENTES QUE ESTAVAM MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR. AO SE CONSIDERAREM OS RESULTADOS DAS ANÁLISES, OBSERVOU-SE QUE A MAIORIA DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE USAVAM O NOTEBOOK E CELULAR PARA ASSISTIR AS AULAS, BEM COMO DEMOSTRARAM QUE A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO.