Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL NO “PLANETA AZUL”: UM DEBATE NECESSÁRIO E ATUAL NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavra-chaves: ÁGUA, GEOGRAFIA ESCOLAR, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSCIENTIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77010
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 525
    "titulo" => "A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL NO “PLANETA AZUL”: UM DEBATE NECESSÁRIO E ATUAL NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O DESAFIO DE GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS A ÁGUA É ENORME, A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI PROBLEMAS DE ACESSO A ESTE RECURSO NATURAL, O QUE COLOCA EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DO TEMA ÁGUA CONTIDAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ‘9º EJA MODERNA (2018)’, UTILIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE O LIVRO TRAZ PROPOSTAS INTERESSANTES PARA QUE O PROFESSOR PROBLEMATIZE O TEMA ÁGUA COM OS ESTUDANTES, POIS APRESENTA, POR EXEMPLO, ILUSTRAÇÕES EM QUE SE PODE OBSERVAR O GASTO DOMÉSTICO DE ÁGUA EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. TAIS REFLEXÕES NO EXEMPLAR ANALISADO SÃO IMPORTANTES E AUXILIAM, PORTANTO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO SENDO ESTE, MUITAS VEZES, A ÚNICA FERRAMENTA DIDÁTICA DISPONÍVEL TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, GEOGRAFIA ESCOLAR, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA109_ID525_13102021212815.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77010
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 525
    "titulo" => "A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL NO “PLANETA AZUL”: UM DEBATE NECESSÁRIO E ATUAL NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "O DESAFIO DE GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS A ÁGUA É ENORME, A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI PROBLEMAS DE ACESSO A ESTE RECURSO NATURAL, O QUE COLOCA EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DO TEMA ÁGUA CONTIDAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ‘9º EJA MODERNA (2018)’, UTILIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE O LIVRO TRAZ PROPOSTAS INTERESSANTES PARA QUE O PROFESSOR PROBLEMATIZE O TEMA ÁGUA COM OS ESTUDANTES, POIS APRESENTA, POR EXEMPLO, ILUSTRAÇÕES EM QUE SE PODE OBSERVAR O GASTO DOMÉSTICO DE ÁGUA EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. TAIS REFLEXÕES NO EXEMPLAR ANALISADO SÃO IMPORTANTES E AUXILIAM, PORTANTO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO SENDO ESTE, MUITAS VEZES, A ÚNICA FERRAMENTA DIDÁTICA DISPONÍVEL TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, GEOGRAFIA ESCOLAR, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA109_ID525_13102021212815.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O DESAFIO DE GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS A ÁGUA É ENORME, A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI PROBLEMAS DE ACESSO A ESTE RECURSO NATURAL, O QUE COLOCA EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DO TEMA ÁGUA CONTIDAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ‘9º EJA MODERNA (2018)’, UTILIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE O LIVRO TRAZ PROPOSTAS INTERESSANTES PARA QUE O PROFESSOR PROBLEMATIZE O TEMA ÁGUA COM OS ESTUDANTES, POIS APRESENTA, POR EXEMPLO, ILUSTRAÇÕES EM QUE SE PODE OBSERVAR O GASTO DOMÉSTICO DE ÁGUA EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. TAIS REFLEXÕES NO EXEMPLAR ANALISADO SÃO IMPORTANTES E AUXILIAM, PORTANTO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO SENDO ESTE, MUITAS VEZES, A ÚNICA FERRAMENTA DIDÁTICA DISPONÍVEL TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.