O DESAFIO DE GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS A ÁGUA É ENORME, A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL POSSUI PROBLEMAS DE ACESSO A ESTE RECURSO NATURAL, O QUE COLOCA EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DO TEMA ÁGUA CONTIDAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ‘9º EJA MODERNA (2018)’, UTILIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE O LIVRO TRAZ PROPOSTAS INTERESSANTES PARA QUE O PROFESSOR PROBLEMATIZE O TEMA ÁGUA COM OS ESTUDANTES, POIS APRESENTA, POR EXEMPLO, ILUSTRAÇÕES EM QUE SE PODE OBSERVAR O GASTO DOMÉSTICO DE ÁGUA EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. TAIS REFLEXÕES NO EXEMPLAR ANALISADO SÃO IMPORTANTES E AUXILIAM, PORTANTO, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO SENDO ESTE, MUITAS VEZES, A ÚNICA FERRAMENTA DIDÁTICA DISPONÍVEL TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS.