ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS (MC) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM HISTOLOGIA HUMANA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (EM). AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 COM 40 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO EM DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM ZONA URBANA DE NATAL - RN. A PROPOSTA ENVOLVEU UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES CONTENDO 03 ETAPAS: I) AULAS TEÓRICAS SOBRE OS DIVERSOS TECIDOS DO CORPO HUMANO E PRÁTICAS EM UM ATLAS HISTOLÓGICO VIRTUAL; II) ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE MC SOBRE OS TECIDOS, III) APRESENTAÇÃO DOS MC ELABORADOS. POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR O POTENCIAL DOS MC NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS HISTOLOGIA HUMANA, VISTO QUE, OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM O DOMÍNIO DO CONTEÚDO NO MOMENTO DE CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS. ASSIM, PODE-SE INFERIR QUE OS MC SÃO FERRAMENTAS RELEVANTES NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO, FIXAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EXPLORADOS, CONSTITUINDO-SE EM UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA SER EXPLORADA NO EM.