Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE HISTOLOGIA HUMANA MEDIADO PELO USO DOS MAPAS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, CONTEÚDOS DE HISTOLOGIA, ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76878
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 675
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTOLOGIA HUMANA MEDIADO PELO USO DOS MAPAS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS (MC) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM HISTOLOGIA HUMANA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (EM). AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 COM 40 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO EM DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM ZONA URBANA DE NATAL - RN. A PROPOSTA ENVOLVEU UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES CONTENDO 03 ETAPAS: I) AULAS TEÓRICAS SOBRE OS DIVERSOS TECIDOS DO CORPO HUMANO E PRÁTICAS EM UM ATLAS HISTOLÓGICO VIRTUAL; II) ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE MC SOBRE OS TECIDOS, III) APRESENTAÇÃO DOS MC ELABORADOS. POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR O POTENCIAL DOS MC NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS HISTOLOGIA HUMANA, VISTO QUE, OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM O DOMÍNIO DO CONTEÚDO NO MOMENTO DE CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS. ASSIM, PODE-SE INFERIR QUE OS MC SÃO FERRAMENTAS RELEVANTES NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO, FIXAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EXPLORADOS, CONSTITUINDO-SE EM UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA SER EXPLORADA NO EM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "MAPAS CONCEITUAIS, CONTEÚDOS DE HISTOLOGIA, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID675_14092021211914.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DIAS"
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76878
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 675
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTOLOGIA HUMANA MEDIADO PELO USO DOS MAPAS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS (MC) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM HISTOLOGIA HUMANA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (EM). AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 COM 40 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO EM DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM ZONA URBANA DE NATAL - RN. A PROPOSTA ENVOLVEU UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES CONTENDO 03 ETAPAS: I) AULAS TEÓRICAS SOBRE OS DIVERSOS TECIDOS DO CORPO HUMANO E PRÁTICAS EM UM ATLAS HISTOLÓGICO VIRTUAL; II) ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE MC SOBRE OS TECIDOS, III) APRESENTAÇÃO DOS MC ELABORADOS. POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR O POTENCIAL DOS MC NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS HISTOLOGIA HUMANA, VISTO QUE, OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM O DOMÍNIO DO CONTEÚDO NO MOMENTO DE CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS. ASSIM, PODE-SE INFERIR QUE OS MC SÃO FERRAMENTAS RELEVANTES NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO, FIXAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EXPLORADOS, CONSTITUINDO-SE EM UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA SER EXPLORADA NO EM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "MAPAS CONCEITUAIS, CONTEÚDOS DE HISTOLOGIA, ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID675_14092021211914.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DIAS"
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS (MC) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM HISTOLOGIA HUMANA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO (EM). AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 COM 40 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO EM DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM ZONA URBANA DE NATAL - RN. A PROPOSTA ENVOLVEU UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES CONTENDO 03 ETAPAS: I) AULAS TEÓRICAS SOBRE OS DIVERSOS TECIDOS DO CORPO HUMANO E PRÁTICAS EM UM ATLAS HISTOLÓGICO VIRTUAL; II) ELABORAÇÃO COLABORATIVA DE MC SOBRE OS TECIDOS, III) APRESENTAÇÃO DOS MC ELABORADOS. POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR O POTENCIAL DOS MC NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEÚDOS HISTOLOGIA HUMANA, VISTO QUE, OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM O DOMÍNIO DO CONTEÚDO NO MOMENTO DE CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS. ASSIM, PODE-SE INFERIR QUE OS MC SÃO FERRAMENTAS RELEVANTES NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO, FIXAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EXPLORADOS, CONSTITUINDO-SE EM UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA SER EXPLORADA NO EM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.