OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE ARARIPE – CE
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77002 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1861 "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE ARARIPE – CE" "resumo" => "COM A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19) FORAM IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDAS. A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM ESPAÇOS DIGITAIS E POR TEMPO INDEFINIDO, ATRELOU-SE CONSIGO CERTOS DESAFIOS (GERAIS E PARTICULARES) COMO: O MEDO, A AS INCERTEZAS E LIMITAÇÕES. CONTUDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO, VISTO ISSO, SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO, ADERIU-SE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL “ERE”. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS QUE O ERE PROVOCARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE – CE. PARA O ALCANCE DESTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2021. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, PORÉM, AFIRMARAM SER DIFÍCIL MANTER A INTERAÇÃO DOS DISCENTES DURANTE AS AULAS REMOTAS. AS PLATAFORMAS ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A OFERTA DAS AULAS REMOTAS SÃO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO WHATSAPP. OS DISCENTES AFIRMAM TER UM AMBIENTE ADEQUADO EM CASA PARA ASSISTIR AS AULAS, PORÉM, QUEIXAM-SE DAS DIFICULDADES DE ACESSO E DA MÁ QUALIDADE DA INTERNET NO MUNICÍPIO. VERIFICA-SE QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES, O ERE CUMPRE COM OS SEUS OBJETIVOS, NECESSITANDO, AINDA, DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE E DE UM MELHOR PLANEJAMENTO DIRECIONADO A ESSAS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COVID-19, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1861_13102021134146.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE SOUSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RODRI" "autor_email" => "sorodrigosousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77002 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 1861 "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE ARARIPE – CE" "resumo" => "COM A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19) FORAM IMPLEMENTADAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL RÍGIDAS. A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM ESPAÇOS DIGITAIS E POR TEMPO INDEFINIDO, ATRELOU-SE CONSIGO CERTOS DESAFIOS (GERAIS E PARTICULARES) COMO: O MEDO, A AS INCERTEZAS E LIMITAÇÕES. CONTUDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODIA SER DEIXADA DE LADO, VISTO ISSO, SOB UM OLHAR PEDAGÓGICO, ADERIU-SE A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL “ERE”. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL EVIDENCIAR AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS QUE O ERE PROVOCARAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE – CE. PARA O ALCANCE DESTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2021. OS PROFESSORES DEMONSTRARAM-SE SATISFEITOS COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS, PORÉM, AFIRMARAM SER DIFÍCIL MANTER A INTERAÇÃO DOS DISCENTES DURANTE AS AULAS REMOTAS. AS PLATAFORMAS ADOTADAS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA A OFERTA DAS AULAS REMOTAS SÃO O GOOGLE MEET E O GOOGLE CLASSROOM, COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO WHATSAPP. OS DISCENTES AFIRMAM TER UM AMBIENTE ADEQUADO EM CASA PARA ASSISTIR AS AULAS, PORÉM, QUEIXAM-SE DAS DIFICULDADES DE ACESSO E DA MÁ QUALIDADE DA INTERNET NO MUNICÍPIO. VERIFICA-SE QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES E DISCENTES, O ERE CUMPRE COM OS SEUS OBJETIVOS, NECESSITANDO, AINDA, DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE E DE UM MELHOR PLANEJAMENTO DIRECIONADO A ESSAS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, COVID-19, ENSINO MÉDIO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1861_13102021134146.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE SOUSA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RODRI" "autor_email" => "sorodrigosousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }