Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAS”.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76910
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 2099
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAS”."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA REFERENTE A UM PROJETO DE CONCLUS?O DE CURSO COM A TEM?TICA ?AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS?. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPA??O DE 19 ESTUDANTES. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO VERSA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZA??O INICIAL, A ORGANIZA??O DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICA??O DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO MOMENTO PEDAG?GICO. TODAS AS ATIVIDADES ESTAVAM RELACIONADAS COM OS AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS, SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE REGISTRASSEM SUAS SENSA??ES E PERCEP??ES, POR MEIO DE ESCRITA E DESENHOS PARA QUE, POSTERIORMENTE, PUD?SSEMOS ANALIS?-LAS. DURANTE A ATIVIDADE HOUVE DI?LOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINI?ES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES, E ESTES, FORAM GRAVADOS COM RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA POSTERIOR TRANSCRI??O. A PARTIR DAS AN?LISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES N?O EST?O HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLU??O DE PROBLEMAS. POR?M, AO LONGO DAS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES COME?ARAM A QUESTIONAR E PROPOR IDEIAS PARA OS PROBLEMAS QUE ESTAVAM SENDO PROPOSTOS, O QUE NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS EM SALA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2099_28092021155602.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SBARDELOTTO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jusbardelotto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76910
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 2099
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PERCEPÇÕES E SENSAÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA TEMÁTICA “AROMAS E ÓLEOS ESSENCIAS”."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA REFERENTE A UM PROJETO DE CONCLUS?O DE CURSO COM A TEM?TICA ?AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS?. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPA??O DE 19 ESTUDANTES. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO VERSA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZA??O INICIAL, A ORGANIZA??O DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICA??O DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO MOMENTO PEDAG?GICO. TODAS AS ATIVIDADES ESTAVAM RELACIONADAS COM OS AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS, SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE REGISTRASSEM SUAS SENSA??ES E PERCEP??ES, POR MEIO DE ESCRITA E DESENHOS PARA QUE, POSTERIORMENTE, PUD?SSEMOS ANALIS?-LAS. DURANTE A ATIVIDADE HOUVE DI?LOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINI?ES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES, E ESTES, FORAM GRAVADOS COM RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA POSTERIOR TRANSCRI??O. A PARTIR DAS AN?LISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES N?O EST?O HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLU??O DE PROBLEMAS. POR?M, AO LONGO DAS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES COME?ARAM A QUESTIONAR E PROPOR IDEIAS PARA OS PROBLEMAS QUE ESTAVAM SENDO PROPOSTOS, O QUE NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS EM SALA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, ODORES E AROMAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2099_28092021155602.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SBARDELOTTO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "jusbardelotto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO ? UM RELATO DE EXPERI?NCIA REFERENTE A UM PROJETO DE CONCLUS?O DE CURSO COM A TEM?TICA ?AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS?. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE TOLEDO-PR, COM UMA TURMA DO 3? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, TENDO A PARTICIPA??O DE 19 ESTUDANTES. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO VERSA NOS TR?S MOMENTOS PEDAG?GICOS (3MP), SENDO ESTES: A PROBLEMATIZA??O INICIAL, A ORGANIZA??O DO CONHECIMENTO E, POR FIM, A APLICA??O DO CONHECIMENTO. PARA ESSE ARTIGO, APRESENTAMOS APENAS OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PRIMEIRO MOMENTO PEDAG?GICO. TODAS AS ATIVIDADES ESTAVAM RELACIONADAS COM OS AROMAS E ?LEOS ESSENCIAIS, SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE REGISTRASSEM SUAS SENSA??ES E PERCEP??ES, POR MEIO DE ESCRITA E DESENHOS PARA QUE, POSTERIORMENTE, PUD?SSEMOS ANALIS?-LAS. DURANTE A ATIVIDADE HOUVE DI?LOGOS E DEBATES SOBRE AS OPINI?ES E QUESTIONAMENTOS DOS ESTUDANTES, E ESTES, FORAM GRAVADOS COM RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA POSTERIOR TRANSCRI??O. A PARTIR DAS AN?LISES E DEBATES EM SALA DE AULA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES N?O EST?O HABITUADOS COM ATIVIDADES QUE PROMOVAM O DEBATE E A SOLU??O DE PROBLEMAS. POR?M, AO LONGO DAS ATIVIDADES, OS ESTUDANTES COME?ARAM A QUESTIONAR E PROPOR IDEIAS PARA OS PROBLEMAS QUE ESTAVAM SENDO PROPOSTOS, O QUE NOS MOSTRA A IMPORT?NCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS EM SALA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.