Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO QUÍMICA EM UMA ESCOLA INTEGRAL

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76996
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 2270
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO QUÍMICA EM UMA ESCOLA INTEGRAL"
    "resumo" => "DE ACORDO COM AS NOVAS PROPOSTAS ATRIBU?DAS AO CONTEXTO EDUCACIONAL, N?O H? COMO N?O CONSIDERAR AS NECESSIDADES DA UTILIZA??O DAS TECNOLOGIAS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO UMA FERRAMENTA QUE VIABILIZA A QUALIFICA??O DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NAS INSTITUI??ES DE ENSINO EM QUAISQUER DOS SEGUIMENTOS. MEDIANTE A ESSA CONT?NUA INSER??O, DEVE-SE REALIZAR UMA MAIOR DISSEMINA??O DESSES RECURSOS PARRA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, PARA QUE, TEMAS E CONTE?DOS CONSIDERADOS DENSOS E DE DIF?CIL APRENDIZAGEM POSSAM SER BEM MELHOR ASSIMILADOS PELOS EDUCANDOS. NESSE CAR?TER, O ENSINO DE QU?MICA COMO UM CURRICULAR ANAL?TICO QUE ADEQUA-SE EM INTRODUZIR MODELOS ENTRE AS CONFIGURA??ES DA ?REAS NATURAIS, LINGUAGENS E EXATAS TEM SE ADAPTADO EM ADOTAR ESSAS MANOBRAS TECNOL?GICAS ALINHANDO SUA IDENTIDADE ? OUTRAS VIAS  BUSCANDO PROJETAR AS HABILIDADES E POTENCIAS DE SUES EDUCANDOS, AL?M DE FIRMAR PARCERIAS COM OS DEMAIS CURRICULARES NA BUSCA DA CONSTRU??O DE UMA REDE INFORMATIVA QUE DISSEMINE CONHECIMENTO E MELHORIA PARA A REALIDADE PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES DE BASE. COMO TODA NOVIDADE CONSTR?I INFINDOS PARECERES, AS TICS NA EDUCA??O TROUXERAM A OPORTUNIDADE DE VER OS OBST?CULOS E DECIDIR ULTRAPASS?-LOS FORTALECENDO OS RELACIONAMENTOS ENTRE ALUNOS, ESCOLAS E PROFESSORES/EDUCADORES POR MEIO DE PLANEJAMENTOS OBJETIVOS, CLAROS E F?CEIS DE ALCAN?ARES RESPOSTAS EXITOSAS. A PESQUISA APRESENTA OS DADOS VIVENCIADOS EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE CAMPINA GRANDE, COMO METODOLOGIA, FOI UTILIZADO UM MODELO DE PESQUISA QUALITATIVA EMP?RICO DESCRITIVA NAS TURMAS DO ENSINO M?DIO. EM SUMA, OBSERVOU-SE O AUMENTO DA PARTICIPA??O E PRODU??O ESCOLAR DOS EDUCANDOS AP?S A UTILIZA??O DAS TICS, N?O S? NAS AULAS DE QU?MICA, MAS NOS DEMAIS CURRICULARES. COMO PROPOSTA, INDICA-SE UM MAIOR INTERESSE EM FORMAR OS EDUCADORES DENTRO DESTE SUPORTE PEDAG?GICO BUSCANDO UMA MEDIA??O DE AULAS MAIS PRODUTIVAS E SIGNIFICANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2270_12102021214211.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MAIKON SILVA DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "MAIKON"
    "autor_email" => "maikon@professor.pb.gov.b"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76996
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 2270
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO QUÍMICA EM UMA ESCOLA INTEGRAL"
    "resumo" => "DE ACORDO COM AS NOVAS PROPOSTAS ATRIBU?DAS AO CONTEXTO EDUCACIONAL, N?O H? COMO N?O CONSIDERAR AS NECESSIDADES DA UTILIZA??O DAS TECNOLOGIAS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO UMA FERRAMENTA QUE VIABILIZA A QUALIFICA??O DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NAS INSTITUI??ES DE ENSINO EM QUAISQUER DOS SEGUIMENTOS. MEDIANTE A ESSA CONT?NUA INSER??O, DEVE-SE REALIZAR UMA MAIOR DISSEMINA??O DESSES RECURSOS PARRA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, PARA QUE, TEMAS E CONTE?DOS CONSIDERADOS DENSOS E DE DIF?CIL APRENDIZAGEM POSSAM SER BEM MELHOR ASSIMILADOS PELOS EDUCANDOS. NESSE CAR?TER, O ENSINO DE QU?MICA COMO UM CURRICULAR ANAL?TICO QUE ADEQUA-SE EM INTRODUZIR MODELOS ENTRE AS CONFIGURA??ES DA ?REAS NATURAIS, LINGUAGENS E EXATAS TEM SE ADAPTADO EM ADOTAR ESSAS MANOBRAS TECNOL?GICAS ALINHANDO SUA IDENTIDADE ? OUTRAS VIAS  BUSCANDO PROJETAR AS HABILIDADES E POTENCIAS DE SUES EDUCANDOS, AL?M DE FIRMAR PARCERIAS COM OS DEMAIS CURRICULARES NA BUSCA DA CONSTRU??O DE UMA REDE INFORMATIVA QUE DISSEMINE CONHECIMENTO E MELHORIA PARA A REALIDADE PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES DE BASE. COMO TODA NOVIDADE CONSTR?I INFINDOS PARECERES, AS TICS NA EDUCA??O TROUXERAM A OPORTUNIDADE DE VER OS OBST?CULOS E DECIDIR ULTRAPASS?-LOS FORTALECENDO OS RELACIONAMENTOS ENTRE ALUNOS, ESCOLAS E PROFESSORES/EDUCADORES POR MEIO DE PLANEJAMENTOS OBJETIVOS, CLAROS E F?CEIS DE ALCAN?ARES RESPOSTAS EXITOSAS. A PESQUISA APRESENTA OS DADOS VIVENCIADOS EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE CAMPINA GRANDE, COMO METODOLOGIA, FOI UTILIZADO UM MODELO DE PESQUISA QUALITATIVA EMP?RICO DESCRITIVA NAS TURMAS DO ENSINO M?DIO. EM SUMA, OBSERVOU-SE O AUMENTO DA PARTICIPA??O E PRODU??O ESCOLAR DOS EDUCANDOS AP?S A UTILIZA??O DAS TICS, N?O S? NAS AULAS DE QU?MICA, MAS NOS DEMAIS CURRICULARES. COMO PROPOSTA, INDICA-SE UM MAIOR INTERESSE EM FORMAR OS EDUCADORES DENTRO DESTE SUPORTE PEDAG?GICO BUSCANDO UMA MEDIA??O DE AULAS MAIS PRODUTIVAS E SIGNIFICANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2270_12102021214211.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MAIKON SILVA DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "MAIKON"
    "autor_email" => "maikon@professor.pb.gov.b"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

DE ACORDO COM AS NOVAS PROPOSTAS ATRIBU?DAS AO CONTEXTO EDUCACIONAL, N?O H? COMO N?O CONSIDERAR AS NECESSIDADES DA UTILIZA??O DAS TECNOLOGIAS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO UMA FERRAMENTA QUE VIABILIZA A QUALIFICA??O DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NAS INSTITUI??ES DE ENSINO EM QUAISQUER DOS SEGUIMENTOS. MEDIANTE A ESSA CONT?NUA INSER??O, DEVE-SE REALIZAR UMA MAIOR DISSEMINA??O DESSES RECURSOS PARRA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, PARA QUE, TEMAS E CONTE?DOS CONSIDERADOS DENSOS E DE DIF?CIL APRENDIZAGEM POSSAM SER BEM MELHOR ASSIMILADOS PELOS EDUCANDOS. NESSE CAR?TER, O ENSINO DE QU?MICA COMO UM CURRICULAR ANAL?TICO QUE ADEQUA-SE EM INTRODUZIR MODELOS ENTRE AS CONFIGURA??ES DA ?REAS NATURAIS, LINGUAGENS E EXATAS TEM SE ADAPTADO EM ADOTAR ESSAS MANOBRAS TECNOL?GICAS ALINHANDO SUA IDENTIDADE ? OUTRAS VIAS BUSCANDO PROJETAR AS HABILIDADES E POTENCIAS DE SUES EDUCANDOS, AL?M DE FIRMAR PARCERIAS COM OS DEMAIS CURRICULARES NA BUSCA DA CONSTRU??O DE UMA REDE INFORMATIVA QUE DISSEMINE CONHECIMENTO E MELHORIA PARA A REALIDADE PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES DE BASE. COMO TODA NOVIDADE CONSTR?I INFINDOS PARECERES, AS TICS NA EDUCA??O TROUXERAM A OPORTUNIDADE DE VER OS OBST?CULOS E DECIDIR ULTRAPASS?-LOS FORTALECENDO OS RELACIONAMENTOS ENTRE ALUNOS, ESCOLAS E PROFESSORES/EDUCADORES POR MEIO DE PLANEJAMENTOS OBJETIVOS, CLAROS E F?CEIS DE ALCAN?ARES RESPOSTAS EXITOSAS. A PESQUISA APRESENTA OS DADOS VIVENCIADOS EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE CAMPINA GRANDE, COMO METODOLOGIA, FOI UTILIZADO UM MODELO DE PESQUISA QUALITATIVA EMP?RICO DESCRITIVA NAS TURMAS DO ENSINO M?DIO. EM SUMA, OBSERVOU-SE O AUMENTO DA PARTICIPA??O E PRODU??O ESCOLAR DOS EDUCANDOS AP?S A UTILIZA??O DAS TICS, N?O S? NAS AULAS DE QU?MICA, MAS NOS DEMAIS CURRICULARES. COMO PROPOSTA, INDICA-SE UM MAIOR INTERESSE EM FORMAR OS EDUCADORES DENTRO DESTE SUPORTE PEDAG?GICO BUSCANDO UMA MEDIA??O DE AULAS MAIS PRODUTIVAS E SIGNIFICANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.