A PRESENTE PESQUISA TEM POR PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA À CERCA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A AFETIVIDADE ESTÁ ASSOCIADA AO PROCESSO COGNITIVO E AO ASPECTO EMOCIONAL, E PODE INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDANTE TANTO POSITIVAMENTE QUANTO NEGATIVAMENTE. A PESQUISA É DE CARÁTER METODOLÓGICO QUALITATIVA, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL O PROCESSO E SEU SIGNIFICADO. A INVESTIGAÇÃO SEGUIU TRÊS PRINCIPAIS VERTENTES: A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A COLETA, E A ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES, QUE SÃO LICENCIANDOS DE QUÍMICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SITUADA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE. FOI ENVIADO A ESSES PARTICIPANTES UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL CRIADO NO GOOGLE FORMULÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS, NO QUAL DAS RESPOSTAS ORIGINOU-SE A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COM EMBASAMENTO TEÓRICO. CONSTATOU-SE QUE OS LICENCIANDOS PERCEBEM A AFETIVIDADE COMO ALGO POSITIVO QUE FAVORECE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E QUE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR É FUNDAMENTAL, ALÉM DISSO ENFATIZARAM QUE PRETENDEM TRABALHAR COM AFETIVIDADE EM SUAS AULAS, CONTRIBUINDO ASSIM A SOBREVIR SENTIMENTOS AGRADÁVEIS COMO DE SATISFAÇÃO E CONFIANÇA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.