Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ENSINO MÉDIO, IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA, COVID-19 Comunicação Oral (CO) GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75736
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 311
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => """
      A NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA BUSCA\r\n
      APRESENTAR OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA AO LONGO DO 2º SEMESTRE DE 2020. ELA TEVE POR BASE UMA\r\n
      AÇÃO DE EXTENSÃO QUE ATUA JUNTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO DISTRITO FEDERAL, E O\r\n
      CONTEXTO DE ISOLAMENTO E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS LEVOU A DESENHAR UMA PESQUISA A\r\n
      QUAL BUSCASSE, AO MESMO TEMPO, PENSAR O LUGAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA\r\n
      TEÓRICA E DE INVESTIGAÇÃO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E O PAPEL DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E DOS\r\n
      CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, NO ENSINO MÉDIO, ARTICULANDO AMBOS. NESSE SENTIDO, SERVIMO-NOS\r\n
      DE DIFERENTES APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, COMBINANDO TAMBÉM TÉCNICAS DE PESQUISA DISTINTAS, A FIM\r\n
      DE PRODUZIR RESULTADOS CONCRETOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO BEM COMO, AINDA, CONTRIBUIÇÕES NO QUE\r\n
      DIZ RESPEITO A SUGESTÕES E AÇÕES DIDÁTICAS CONCRETAS, ORIUNDAS DOS ACHADOS DE PESQUISA. DESSE MODO,\r\n
      ENTENDEMOS QUE O TRABALHO REALIZADO PERMITIRÁ ATENDER AOS INTERESSES DO GT NO ENESEB, AO DELINEAR UM\r\n
      CONJUNTO DE REFLEXÕES ENVOLVENDO AS POSSIBILIDADES DE SE ESTABELECER PONTES DE DIÁLOGO ENTRE AS\r\n
      CIÊNCIAS SOCIAIS ENQUANTO ÓTICA ACADÊMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DE MÃO-DUPLA PARA A SOCIOLOGIA NA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, PERMITINDO ATUAR REFLEXIVAMENTE NOS DOIS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ENSINO MÉDIO, IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA, COVID-19"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID1022_08042021131148.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECÍLIA AGUIAR SILVA PALAU"
    "autor_nome_curto" => "CECÍLIA AGUIAR"
    "autor_email" => "cissa.1410@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75736
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 311
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => """
      A NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA BUSCA\r\n
      APRESENTAR OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA AO LONGO DO 2º SEMESTRE DE 2020. ELA TEVE POR BASE UMA\r\n
      AÇÃO DE EXTENSÃO QUE ATUA JUNTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO DISTRITO FEDERAL, E O\r\n
      CONTEXTO DE ISOLAMENTO E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS LEVOU A DESENHAR UMA PESQUISA A\r\n
      QUAL BUSCASSE, AO MESMO TEMPO, PENSAR O LUGAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA\r\n
      TEÓRICA E DE INVESTIGAÇÃO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E O PAPEL DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E DOS\r\n
      CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, NO ENSINO MÉDIO, ARTICULANDO AMBOS. NESSE SENTIDO, SERVIMO-NOS\r\n
      DE DIFERENTES APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, COMBINANDO TAMBÉM TÉCNICAS DE PESQUISA DISTINTAS, A FIM\r\n
      DE PRODUZIR RESULTADOS CONCRETOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO BEM COMO, AINDA, CONTRIBUIÇÕES NO QUE\r\n
      DIZ RESPEITO A SUGESTÕES E AÇÕES DIDÁTICAS CONCRETAS, ORIUNDAS DOS ACHADOS DE PESQUISA. DESSE MODO,\r\n
      ENTENDEMOS QUE O TRABALHO REALIZADO PERMITIRÁ ATENDER AOS INTERESSES DO GT NO ENESEB, AO DELINEAR UM\r\n
      CONJUNTO DE REFLEXÕES ENVOLVENDO AS POSSIBILIDADES DE SE ESTABELECER PONTES DE DIÁLOGO ENTRE AS\r\n
      CIÊNCIAS SOCIAIS ENQUANTO ÓTICA ACADÊMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DE MÃO-DUPLA PARA A SOCIOLOGIA NA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA, PERMITINDO ATUAR REFLEXIVAMENTE NOS DOIS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17: Teorias e métodos: Como fazer do ensino de sociologia um campo de pesquisas?"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PANDEMIA, ENSINO MÉDIO, IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA, COVID-19"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA118_ID1022_08042021131148.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECÍLIA AGUIAR SILVA PALAU"
    "autor_nome_curto" => "CECÍLIA AGUIAR"
    "autor_email" => "cissa.1410@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA AO LONGO DO 2º SEMESTRE DE 2020. ELA TEVE POR BASE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO QUE ATUA JUNTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO DISTRITO FEDERAL, E O CONTEXTO DE ISOLAMENTO E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS LEVOU A DESENHAR UMA PESQUISA A QUAL BUSCASSE, AO MESMO TEMPO, PENSAR O LUGAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA TEÓRICA E DE INVESTIGAÇÃO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E O PAPEL DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E DOS CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, NO ENSINO MÉDIO, ARTICULANDO AMBOS. NESSE SENTIDO, SERVIMO-NOS DE DIFERENTES APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, COMBINANDO TAMBÉM TÉCNICAS DE PESQUISA DISTINTAS, A FIM DE PRODUZIR RESULTADOS CONCRETOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO BEM COMO, AINDA, CONTRIBUIÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO A SUGESTÕES E AÇÕES DIDÁTICAS CONCRETAS, ORIUNDAS DOS ACHADOS DE PESQUISA. DESSE MODO, ENTENDEMOS QUE O TRABALHO REALIZADO PERMITIRÁ ATENDER AOS INTERESSES DO GT NO ENESEB, AO DELINEAR UM CONJUNTO DE REFLEXÕES ENVOLVENDO AS POSSIBILIDADES DE SE ESTABELECER PONTES DE DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS ENQUANTO ÓTICA ACADÊMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DE MÃO-DUPLA PARA A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PERMITINDO ATUAR REFLEXIVAMENTE NOS DOIS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.