A NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO ESCOLAS E A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA BUSCA
APRESENTAR OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA AO LONGO DO 2º SEMESTRE DE 2020. ELA TEVE POR BASE UMA
AÇÃO DE EXTENSÃO QUE ATUA JUNTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO DISTRITO FEDERAL, E O
CONTEXTO DE ISOLAMENTO E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS LEVOU A DESENHAR UMA PESQUISA A
QUAL BUSCASSE, AO MESMO TEMPO, PENSAR O LUGAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ENQUANTO PERSPECTIVA FORMATIVA
TEÓRICA E DE INVESTIGAÇÃO, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E O PAPEL DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E DOS
CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, NO ENSINO MÉDIO, ARTICULANDO AMBOS. NESSE SENTIDO, SERVIMO-NOS
DE DIFERENTES APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS, COMBINANDO TAMBÉM TÉCNICAS DE PESQUISA DISTINTAS, A FIM
DE PRODUZIR RESULTADOS CONCRETOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO BEM COMO, AINDA, CONTRIBUIÇÕES NO QUE
DIZ RESPEITO A SUGESTÕES E AÇÕES DIDÁTICAS CONCRETAS, ORIUNDAS DOS ACHADOS DE PESQUISA. DESSE MODO,
ENTENDEMOS QUE O TRABALHO REALIZADO PERMITIRÁ ATENDER AOS INTERESSES DO GT NO ENESEB, AO DELINEAR UM
CONJUNTO DE REFLEXÕES ENVOLVENDO AS POSSIBILIDADES DE SE ESTABELECER PONTES DE DIÁLOGO ENTRE AS
CIÊNCIAS SOCIAIS ENQUANTO ÓTICA ACADÊMICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DE MÃO-DUPLA PARA A SOCIOLOGIA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA, PERMITINDO ATUAR REFLEXIVAMENTE NOS DOIS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.